Taxa de juros do cheque especial sobe para 246,9% ao ano

Desde o início do ano, em todos os meses a taxa de juros tem sido recorde e batido a do mês anterior

Brasília – A taxa média de juros no crédito livre subiu de 43,4% ao ano em junho para 44,2% ao ano em julho, segundo dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira, 26 Com essa alta, a taxa volta a ser a maior da série iniciada em março de 2011.

Desde o início do ano, em todos os meses a taxa de juros tem sido recorde e batido a do mês anterior.

No ano até o mês passado, a taxa subiu 6,9 pontos porcentuais, já que em dezembro de 2014 estava em 37,3% ao ano. Em 12 meses até julho, a alta é de 7,2 pp.

Para pessoa física, a taxa de juros no crédito livre passou de 58,4% em junho para 59,5% em julho, também a maior da série histórica. Para pessoa jurídica, houve elevação de 27,5% para 27,9% de junho para julho.

Cheque especial

Entre as principais linhas de crédito livre para pessoa física, o destaque vai para o cheque especial, cuja taxa subiu de 241,3% ao ano em junho para 246,9% ao ano no mês passado.

Ao longo de 2015, as taxas cobradas por uma das linhas mais caras que o consumidor pode acessar – perde apenas para o rotativo do cartão de crédito – subiram 45,9 pontos porcentuais, já que em dezembro de 2014 o juro médio dessa modalidade estava em 201% ao ano.

Já para o crédito pessoal, a taxa total subiu de 48,7% em junho para 49% em julho. No caso de consignado, a taxa passou de 27,3% para 27,8% de junho para julho e, nas demais linhas, de 112,7% para 113,8%.

No caso de aquisição de veículos para pessoas físicas, os juros passaram de 24,7% para 24,5% de um mês para outro. A taxa média de juros no crédito total, que também inclui as operações direcionadas, subiu de 27,6% em junho para 28,4% em julho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s