TCU pode condenar Barbosa por ter assinado uma das pedaladas

A permanência do novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, no cargo não depende apenas do seu sucesso na condução da política econômica daqui para frente

Brasília – A permanência do novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, no cargo não depende apenas do seu sucesso na condução da política econômica daqui para frente, mas de uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Barbosa é uma das autoridades do governo da presidente Dilma Rousseff que estão sendo julgadas pelas chamadas “pedaladas fiscais”.

É como ficaram conhecidos os atrasos no repasse de recursos do Tesouro Nacional para bancos públicos e o FGTS promovidos pela equipe econômica do primeiro mandato da presidente Dilma.

A depender da tipo de punição, Barbosa, se condenado, poderá ser inabilitado para exercer o cargo. Mesmo tendo deixado a equipe do ex-ministro, Guido Mantega, em 2013, Barbosa assinou portaria na condição de ministro interino que foi incluída no processo, embora tenha batido de frente com o ex-secretário do Tesouro, Arno Augustin, idealizador das “pedaladas”. Além dele, outras 17 autoridades serão julgadas.

As “pedaladas” embasam o pedido de impeachment da presidente. Se antes se acreditava que apenas Mantega e Augustin seriam penalizados pelas operações, o risco de responsabilização de autoridades chave da atual gestão petista aumentou após a decisão do TCU que recomendou a reprovação das contas de Dilma de 2014.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s