Temer se explica; O PIB da Alemanha…

Segunda-feira 23

– O conselho de administração da Petrobras deve aprovar a indicação de Pedro Parente como novo presidente da companhia. Parente foi anunciado na quinta-feira 19. Sete dos dez conselheiros da estatal foram indicados pelo governo Dilma, mas uma surpresa na reunião é improvável.

Terça-feira 24

– Em entrevista à imprensa, prevista para as 11 horas, o presidente Michel Temer deve explicar como pretende reduzir o rombo de 170,5 bilhões de reais das contas públicas – anunciado na sexta-feira 20. O objetivo é sinalizar para investidores e para a sociedade que o governo não está parado e tem armas para fazer o país crescer. Temer deve também detalhar iniciativas como o estabelecimento de um teto para os gastos e o corte de cargos comissionados.

– A Fundação Getúlio Vargas divulga a pesquisa de confiança do consumidor no mês de maio. Em abril, o índice atingiu seu menor nível desde 2005, em meio à recessão econômica e às incertezas políticas. Como o período de coleta de pesquisa é nas três primeiras semanas do mês, a expectativa é de que o índice já consiga captar se houve alguma melhora no sentimento dos consumidores com o novo governo.

– A Alemanha, maior economia da Europa, divulga seu Produto Interno Bruto (PIB) consolidado do primeiro trimestre. A prévia mostrou que o PIB do país cresceu 0,7% no período, ante um crescimento de 0,3% no último trimestre do ano passado.

Quarta-feira 25

– Os Estados Unidos divulgam seu estoque semanal de petróleo. A medida se tornou importante em tempos de estoques altos, que jogaram o preço do petróleo abaixo dos 50 dólares. Com a queda nos preços, muitos dos campos de xisto do país se tornaram inviáveis economicamente. Em geral, o que vale para o xisto vale também para o pré-sal brasileiro — ambos têm custo de produção muito alto que nos campos do Oriente Médio.

Quinta-feira 26

– Devido ao feriado de Corpus Christi o pregão da BM&FBovespa não abre na quinta-feira. As negociações acontecem normalmente na sexta-feira.

– Espanha e Reino Unido publicam seus PIBs consolidados do primeiro trimestre. As prévias mostram que a economia britânica cresceu 0,4% no período, confirmando a expectativa de economistas. A Espanha deve anunciar um avanço de 0,8%, acima dos 0,7% previstos inicialmente — e um sinal de que a crise econômica em que o país mergulhou nos últimos anos pode estar ficando para trás.

Sexta-feira 27

– Na sexta-feira acontece a reunião mensal do Conselho Monetário Nacional (CMN). Será a primeira em que o novo ministro da fazenda, Henrique Meirelles, participará.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s