UE vai criar conselho fiscal para políticas orçamentárias

braço executivo da União Europeia tem enfrentado resistência contra alguns de seus planos para fortalecer a integração dos 19 países-membros da zona do euro

Bruxelas – A Comissão Europeia definiu os próximos passos para fortalecer a combalida união monetária do continente, e disse que vai criar um conselho fiscal para ajudar a orientar a regulamentação para orçamentos nacionais, além de propor um sistema – que deve ser criado antes do fim do ano – para apoiar fundos nacionais de garantia de depósitos que atuem como um mecanismo de resseguro durante crises bancárias.

O braço executivo da União Europeia tem enfrentado resistência contra alguns de seus planos para fortalecer a integração dos 19 países-membros da zona do euro, parcialmente devido a divisões entre falcões fiscais, como a Alemanha, e países como a França e a Itália, que querem que o bloco afrouxe a austeridade.

A Comissão examina os orçamentos nacionais anualmente, e pode pedir aos governos para que reavaliem seus planos de gastos. Se um país falhar ao cortar gastos e déficits conforme as regras da UE, o órgão pode impor sanções financeiras.

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, criticou a Comissão Europeia, afirmando que o órgão é menos rigoroso com grandes países como a França e a Itália, e apelou a um conselho independente para tomar as decisões orçamentárias.

A comissão teve de colocar essas preocupações na balança, agindo com cautela, principalmente por conta das preocupações dos alemães – que temem acabar pagando pelos problemas financeiros e econômicos de seus vizinhos no bloco.

A comissão também quer que os países da zona do euro participem de órgãos financeiros internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), de forma mais eficaz. Até 2025, a região deve ter apenas um assento no quadro executivo do órgão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s