Vendas no varejo do Brasil sobem 0,5% em abril

As vendas varejistas subiram 0,5% em abril na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

São Paulo – As vendas no varejo brasileiro voltaram a subir em abril impulsionadas pelos setores de supermercados, artigos de uso pessoal e vestuário, porém abaixo do esperado e ainda insuficiente para reverter a tendência de queda diante do cenário de recessão econômica com inflação alta.

As vendas varejistas subiram 0,5% em abril na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

Em relação a abril do ano passado, as vendas registraram queda de 6,7%, 13ª taxa negativa nesse tipo de comparação.

O resultado de abril sobre março ficou abaixo da expectativas em pesquisa da Reuters, de alta de 0,65%, mas o dado anual igualou a mediana das projeções.

O IBGE apontou que, entre as atividades pesquisadas, o destaque em abril foi Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, setor com maior peso na estrutura do comércio varejista, que apresentou alta mensal das vendas de 1%, após recuo em março de 1,4%.

Também influenciou positivamente o resultado as atividades Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 2,8% em abril contra queda de 1,9% no mês anterior, e Tecidos, vestuário e calçados, com avanço de 3,7% depois de recuo em março de 4,7%.

O volume de vendas do varejo ampliado –que inclui veículos e material de construção– teve queda de 1,4% no volume de vendas em abril.

O setor varejista no Brasil vem sofrendo com o cenário de recessão e aumento do desemprego no Brasil, ao mesmo tempo com inflação elevada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s