
(Pixabay/Reprodução)

– (Pixabay/Reprodução)
Se você é daqueles que sofre com o final do domingo por pensar na temida segunda-feira, este texto nasceu para dá-lo esperança.
No livro mais recente de Fredy Machado (palestrante e consultor em gestão de talentos), É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional [selo Benvirá, da Editora Saraiva], uma pesquisa chama a atenção: 64% dos executivos brasileiros estão infelizes no trabalho.
O estudo realizado com mais de 300 profissionais de 21 Estados brasileiros, também contou com representantes de outros 13 países.
Debruçado nessa cruel realidade, o autor tirou alguma táticas para driblar o clima fúnebre e alcançar a felicidade (e liberdade) dentro do seu cubículo.
Veja:
1. Alinhamento do propósito pessoal

– (Pixabay/Reprodução)
Assim como é indispensável ter um propósito na vida pessoal, o mesmo vale para o profissional. Fredy ensina como traçar um:
“Você pode começar criando uma pequena lista e depois produzir um texto que explique e defina cada item dessa lista. Depois analise o que os elementos têm em comum e determine o seu principal propósito”.”
2. Alinhamento do propósito da empresa em que trabalha

– (Pixabay/Reprodução)
Já é cientificamente comprovado que pessoas felizes produzem mais. E melhor.
Segundo um estudo de meta-análise realizado pela Universidade da Califórnia, em Riverside, o “trabalhador sorriso largo” é, em média, 31% mais produtivo.
Para fazer parte desse montante é indispensável conhecer os valores do seu patrão:
Seu bem-estar sofre fortes influências da conexão entre o combo Propósito de vida & Objetivos da empresa. Ou seja, alinhar os dois é um dos caminhos para o regozijo.
3. Diagnóstico

– (Curtindo a vida adoidado/Divulgação)
Faça um diagnóstico claro de como está a sua vida hoje, em todos os níveis: pessoal, profissional, relação com a comunidade.
“Leve em consideração: boa forma e saúde, carreira, riqueza/dinheiro, crescimento pessoal/espiritual, diversão/recreação, amor, amigos/família, lar, ambiente físico, criatividade e autoexpressão”.
Equilíbrio é a chave para o sucesso. Esse é um clichê vencedor.
4. Procure feedback

– (Pixabay/Reprodução)
Um sistema genuíno de feedback pode afetar toda a organização.
Procure por pessoas que te conheçam bem e peça por 100% de sinceridade quando o assunto for desempenho.
“Os empresários e as empresas devem firmar compromissos claros com seus funcionários e serem sempre os mais objetivos possíveis no relacionamento, pois isso cria uma maior reciprocidade e senso de compromisso entre eles.”
5. Planejamento estratégico

– (Pixabay/Reprodução)
Faça um planejamento que envolva tudo no que você estiver inserido e promova uma integração entre seu propósito de vida, desejos, profissão e o que você vem conseguindo oferecer para a sociedade — isto é o que os americanos chamam de “Give back”.
Também existe prazer em ajudar, dentro e fora da empresa.