6 dicas simples para ter um quarto antiestresse

A vida fica corrida e às vezes é difícil encontrar um tempo e espaço para recarregar as energias – que tal fazer do seu quarto um refúgio?

São Paulo – São comuns os dias em que a vida fica corrida, quando parece que cada aspecto diferente da rotina disputa por uma atenção integral. “O estresse é conhecido como o mal do mundo moderno, dessa nossa vida agitada e cheia de cobranças. Cuidar do corpo, da mente são essenciais e não podemos nos esquecer que a nossa casa tem um papel fundamental nessa jornada. É de grande importância de termos um ambiente onde nos sintamos bem”, observa a arquiteta Michelle Dias Nucci.

Para que você possa encontrar um tempo e espaço que estimule a desaceleração e o relaxamento onde você consiga recarregar as energias diariamente, que tal transformar o quarto em um refúgio anti estresse? Confira 6 dicas:

1. Invista em uma boa cama

Pode não ser um dos itens mais baratos ou fáceis de comprar para a casa, mas a cama tem um papel essencial em nossas vidas: passamos muito tempo nelas e é ali onde recarregamos as energias. Uma boa cama é sinônimo de um descanso melhor e de maior qualidade.

2. Organização faz a diferença

“O quarto tem que ser um ambiente bem planejado, organizado e clean, onde suas roupas e objetos pessoais estejam devidamente armazenados, fazendo com que você deixe totalmente de lado todo o acumulo de obrigações do seu dia”, explica Michelle. Não sabe por onde começar? Confira as nossas dicas de organização.

3. Cuidado com as cores

Se você associou o branco e outras cores claras ao conforto e relaxamento, acertou em cheio. Mas isso não significa que o quarto tem que ter uma decoração simples e sem graça: “As cores têm uma forte influência em nossa vida e podem inclusive determinar o nosso humor. No quarto recomendamos tons claros e neutros que, ao contrário de tons escuros e vibrantes, diminuem a agitação. Mas, se você não você não abre mão do colorido, opte por usar os tons mais fortes nos objetos de decoração – lembranças também trazem conforto emocional”, conta a profissional.

4. Repense o armazenamento dos eletrônicos

Se você possui um smartphone, a probabilidade de você dormir próximo dele e/ou usá-lo antes de dormir é muito grande, mas, infelizmente, essa prática não é nada saudável para o seu estresse. “Já existem vários estudos que dizem que os equipamentos eletrônicos enquanto estão na tomada, mesmo desligados, emitem ondas eletromagnéticas que são transmitidas e podem deixar a pessoa cansada. Portanto, se você pretende realmente buscar um momento de descanso e meditação, deixe sua TV, celular, laptop e tablets em outro ambiente”, diz Michelle.  Se o caso foi impossível, tente usar o eletrônico o mínimo possível ou use-o para colocar um som baixo com músicas que acalmem.

5. O papel da iluminação

A iluminação tem um papel de peso no nosso dia a dia, desde a exposição a luz artificial no trabalho ao uso de luminárias e lâmpadas durante a noite. Mas, para a profissional, nada substitui a importância do sol em nossas casas: “enquanto estiver fora, deixe as janelas abertas se possível, nem que seja uma pequena fresta, para circulação do ar. Assim, quando você voltar terá uma ambiente renovado”, indica. Durante a noite e quando o sol não estiver em cena, a dica é usar luzes mais amareladas e pontuais, como luminárias e abajures. A iluminação mais baixa também ajuda a o corpo a relaxar, então deixe apenas alguns desses pontos de luz ligados.

6. Decoração clean e organizada

“Uma decoração clean e organizada vai sem dúvida criar um ambiente mais tranquilo. Uma boa dica é usar a aroma terapia, já que a substância ali usada estimula o organismo a liberar endorfina, o hormônio que produz sensações de prazer e relaxamento. O aroma da camomila, por exemplo, melhora o bem estar e alivia o estresse, ajudando a ter uma boa noite de sono”, diz Michelle. Assim, aposte em um quarto com elementos pontuais e em itens bem guardados. No mais, faça uma xícara de chá, acenda uma vela e aproveite o seu refúgio dentro de casa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s