A evolução dos capacetes de corrida ao longo dos anos

Entre os destaques, há um modelo de tecido de 1908, indo até os mais modernos com fibra de carbono e aerodinâmica aperfeiçoada

O automobilismo passou por evoluções ao longo do tempo, com motores mais potentes, carrocerias mais aerodinâmicas e maior preocupação com a segurança.

Um de seus equipamentos mais importantes, o capacete de corrida, não foge à regra. Para ilustrar isso, a produtora norte-americana Donut Media reuniu modelos de diferentes épocas para mostrar a sua evolução com o tempo.

Em vez de produzir uma ilustração, como é comum em seus vídeos, a produtora juntou capacetes de verdade do acervo da Racing Hall of Fame Collection.

Os primeiros, do início do século passado, eram de pano, servindo mais para proteger a cabeça do piloto contra a sujeira das estradas não pavimentadas do que eventuais acidentes.

Já em 1949 surgia um modelo com a parte superior rígida para proteção contra impactos, enquanto em 1957 apareceu o primeiro capacete produzido em larga escala e mais próximo da forma que conhecemos hoje.

Daí em diante, o vídeo mostra outras evoluções, como os óculos para proteção dos olhos, proteção contra fogo, capacete totalmente fechado, bem como maior atenção das fabricantes com o design dos equipamentos. Na década de 1970 eles começaram a ganhar pinturas e grafismos dos patrocinadores.

Na década seguinte eles receberam entradas de ar, canudinhos e sistema de comunicação por rádio. Os capacetes mais modernos podem ter tudo isso, e hoje utilizam materiais como fibra de carbono e kevlar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s