Amantes de queijo são mais magros que a média, afirma estudo

O estudo ainda mostrou que quem come muitos produtos lácteos tem menor índice de massa corporal, menor porcentagem de gordura, além de pressão mais baixa

 (Flickr/Reprodução)

Aqueles que comem queijo são mais magros do que aqueles que não comem o derivado de leite, e ainda tem menores taxas de colesterol e pressão mais baixa.

Sim, a frase acima foi retirada de um artigo científico e chega como um alívio para aqueles que querem ter uma dieta saudável, mas não dispensam velho hábitos.

A pesquisa foi realizada pelo University College Dublin, que estudou o impacto de derivados de leite — como queijo, iogurte e manteiga — em 1.500 pessoas entre 15 e 90 anos.

O resultado mostrou que aqueles com alto consumo de produtos lácteos tem menor índice de massa corporal, menor porcentagem de gordura no corpo além de cinturas mais finas e pressão baixa.

Mais do que isso: o estudo ainda concluiu que os participantes que consumiam derivados de leite light tinham níveis de colesterol mais alto.

Os resultados vão contra  a crença amplamente divulgada de que a gordura saturada — muito presente no queijo — é a grande responsável por colesterol alto, questão ligada a riscos cardíacos.

O estudo conversa com descobertas recentes que afirmam que a gordura saturada encontrada nos queijos não aumenta o colesterol por conta da mescla de nutrientes presentes na comida.

Segundo a pesquisa, “os que consomem alta quantidade de queijo também consomem muita gordura saturada. Porém os pesquisadores não encontraram relação entre o alto consumo de queijo e o aumento do nível de colesterol LDL.”

Ainda segundo o texto, é preciso analisar não só os nutrientes, mas a matriz da dieta, levando em consideração o padrão de alimentação. “Não é só sobre uma comida, mas sim sobre as refeições em geral”.

Veja também

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s