Aos 74 anos, Al Pacino mostra que ainda tem gás para grandes filmes

O eterno Michael Corleone volta em duas produções de comédias dramáticas com personagens bastante semelhantes

Numa época em que as salas de cinema são dominadas por blockbusters, franquias, heróis dos quadrinhos e efeitos de computação gráfica até espanta que estejam previstas para março as estreias de dois filmes discretos estrelados por Al Pacino.

Um ator excelente e histórico que hoje, a poucas semanas de completar 75 anos, em 25 de abril, não é bajulado como o ímã de bilheteria que foi em seu auge

O curioso é que os papéis dele nas comédias dramáticas Danny Collins (estreia marcada para 16 de abril) e O Último Ato (em cartaz), embora adequados para um senhor da terceira idade, são bem semelhantes.

Em Danny Collins, Pacino interpreta o personagem-título. É um fictício astro veterano da música pop que decide mudar de vida depois de encontrar uma carta de John Lennon que ele lê com 40 anos de atraso. Depois de uma vida de excessos, Danny parte em busca de uma reaproximação com o filho que abandonou.

O filme é inspirado na história real de Steve Tilston, um cantor folk de Liverpool, que deu uma entrevista em 1971 dizendo que tinha medo que sua arte fosse afetada se um dia ficasse rico e famoso. John Lennon teria lido a entrevista e escrito uma carta para Tilston, que ficou arquivada. A mensagem só foi descoberta em 2005 por um colecionador, que deixou Tilston ler.

Já em O Último Ato, Pacino é um ator decadente que muda de vida ao se envolver emocionalmente com a filha lésbica de um antigo amigo (interpretada por Greta Gerwig, do cultuado Frances Ha). O longa é uma adaptação do livro A Humilhação, de Philip Roth. Como Roth é um mito das letras (eterno candidato americano ao Nobel de Literatura), a crítica desceu a lenha no filme nos Estados Unidos.

Não são obras para quem quer adrenalina enquanto come pipoca, mas é bom constatar que Pacino segue na ativa sem apelar.

Relembre alguns grandes feitos do ator:

>>> O Poderoso Chefão (1972)

>>> O Poderoso Chefão 2 (1974)

>>> Um Dia de Cão (1975)

>>> Scarface (1983)

>>> Perfume de Mulher (1992) – Oscar de Melhor Ator

>>> O Pagamento Final (1993)

>>> Advogado do Diabo (1997)

>>> O Mercado de Veneza (2004)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s