China aprova pela primeira vez filme sobre amor gay

"Seek McCartney" recebeu a permissão dos censores para sua exibição pública, segundo indicou seu diretor Wang Chao

As autoridades chinesas aprovaram a exibição no cinema de um filme sobre um amor homossexual, um fato inédito, que foi saudado nesta quarta-feira pelos grupos LGBT, em um país onde a censura é severa.

“Seek McCartney”, segundo seu título em inglês, recebeu a permissão dos censores para sua exibição pública, segundo indicou seu diretor Wang Chao, uma das personalidades do cinema independente chinês.

Esta coprodução franco-chinesa relata o relacionamento secreto entre um chinês, interpretado pelo ator Han Geng, e um europeu, papel interpretado pelo ator francês Jérémie Elkaïm.

Esta é uma importante notícia para a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais) na China: Pequim descriminalizou a homossexualidade em 1997 e retirou de sua lista de doenças mentais em 2001, mas gays e lésbicas chineses ainda sofrem muita pressão familiar e social

Em 2008, as autoridades tinham incluído a homossexualidade entre os conteúdos “pornográficos e vulgares” a serem evitados nos cinemas, mas esta cláusula foi abolida em 2010, recordou o jornal oficial Global Times.

Wang Chao é o diretor, entre outros filmes, de “O Órfão de Anyang” (2001) e “Luxury Car” (prêmio “Un Certain Regard” no Festival de Cannes em 2006).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s