Combata a ansiedade comendo!

Mas os alimentos certos, claro. Eles têm substâncias capazes de mandar o stress pra bem longe

 (Reprodução/Divulgação)

A ansiedade não costuma ser uma doença – é, sim, uma reação normal do organismo diante de algo como o primeiro encontro com aquela gata estonteante.

Sim, às vezes ela pode sair do controle e nos atrapalhar. Nessas situações, uma das formas de equilibrar o organismo é… comer.

Mas nada de se empanturrar de tranqueiras e comer por qualquer tensãozinha.

As nutricionistas funcionais Carla Cotta, do Rio de Janeiro, e Andrezza Botelho, de São Paulo, prepararam uma lista com os alimentos capazes de combater o stress. Consuma ao menos uma porção quando necessário.


BANANA

Fonte de vitamina B6, que regula neurotransmissores, incluindo a serotonina (capaz de controlar sono, humor e apetite e proporcionar bem-estar).

Também é fonte de triptofano: aminoácido que, quando absorvido, aumenta a produção de serotonina.

FRUTAS CÍTRICAS

Acerola, limão, laranja, tangerina e outras fontes de vitamina C agem diminuindo os níveis de cortisol, hormônio liberado diante de uma situação de stress.

carne-supermercado-comida-vip-1

 (William Thomas Cain/Getty Images/Revista VIP)

CARNES MAGRAS E PEIXE

Também são fontes de triptofano e ajudam no sono, no humor, na capacidade de relaxar e no bem-estar.

Além disso, as carnes fornecem taurina ao organismo, que favorece a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, que controla o sono e a ansiedade.

GRÃO-DE-BICO E FEIJÃO

Outras fontes de triptofano, os grãos também fornecem ácido fólico. Assim, participam da formação da serotonina, diminuindo a sensação de irritação e deixando-o mais bem humorado.

Chegou a hora de ser saudável. (Créditos: Reprodução)

 (Reprodução/Divulgação)

VEGETAIS VERDE-ESCUROS

Espinafre e brócolis possuem ácido fólico, excelente antidepressivo natural. Quando está em baixas concentrações no organismo, o ácido fólico diminui os níveis de serotonina.

São também fonte de magnésio, que age como um relaxante muscular e contribui para reduzir a pressão sanguínea.

CHÁ BRANCO, PRETO E VERDE

A teanina, aminoácido encontrado nesses chás, quando administrada em doses altas tem a capacidade de neutralizar o efeito estimulante da cafeína e atenuar o stress agudo que pode ser provocado, por exemplo, por uma prova difícil ou por falar em público.

CACAU

As mulheres sabem das coisas. Rico em flavonoides, antioxidante que atua como anti-inflamatório e favorece o metabolismo em situação de stress, o chocolate facilita o relaxamento dos vasos sanguíneos.

Os antioxidantes do cacau ainda melhoram nosso humor e nos deixam relaxados. Além de tudo, o alimento é fonte de polifenois, que promovem melhor fluxo sanguíneo no cérebro. O ideal é consumir 30 g de chocolate meio amargo por dia.

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