Como evitar e também eliminar 8 problemas com a pele do rosto

De rugas a monocelha, é mais fácil do que imagina acabar com os males que mais incomodam os homens (e que queimam muito o filme com as mulheres)

1. Rugas e marcas de expressão

rosto homem rugas

 (Pixabay/Reprodução)

Evite: “O que provoca a ruga inicial são os movimentos faciais”, diz o dermatologista Ademir Jr. Por isso, sob o sol, use óculos escuros. E passe filtro solar diariamente.

Se você já tem: em casos leves, há cosméticos eficientes, principalmente os que levam ácido hialurônico na composição. Para ruguinhas em volta dos olhos, procure produtos específicos para esta área, que têm formulação diferente.

 

2. Olheiras e bolsas

olheira

 (Pixabay/Reprodução)

Evite: “Melhore a qualidade do sono, corte cigarro e consumo excessivo de álcool, refrigerantes de cola e chás estimulantes”, diz o dermatologista Marcelo Bellini, diretor da Clínica Corpo. Produtos de uso tópico ajudam.

Se você já tem: para reduzir a pigmentação, use produtos com ácido fítico, ácido kójico e MDI complex. E, para melhorar a circulação, um bom ativo é cafeína.

Há casos, porém, em que só procedimentos realizados em consultório funcionam, como luz pulsada e injeção de ácido hialurônico.

 

3. Monocelha

rosto homem

 (Pixabay/Reprodução)

Resolva no salão: há algumas formas de separar as monocelhas – e todas elas são bem doloridas. Você pode ir a um salão e escolher uma das três alternativas: depilar com cera, tirar com pinça ou com linha.

“A cera é usada quando há muito pelo no meio”, diz Fernanda Ribeiro, do salão EspaçoBe, em São Paulo. O preço gira em torno de R$ 20.

Resolva você mesmo: é difícil, mas dá. Primeiro, descubra onde a sobrancelha deve começar. Pegue um lápis e coloque ao lado do nariz, seguindo o desenho dele. A ponta do lápis marca o início. Faça isso dos dois lados e tire os pelos entre os pontos com uma pinça.

4. Poros abertos e oleosidade

Lavar o rosto

 (Reprodução/Divulgação)

Evite: “O ideal é lavar duas vezes o rosto e passar filtro solar oil-free”, diz o cientista americano Tom Mammone, diretor de pesquisa da Clinique. Substâncias levemente abrasivas também são indicadas.

Se você já tem: casos leves podem ser amenizados com cosméticos encontrados em drogarias. Casos moderados e graves só têm solução no consultório, com tratamentos que promovem descamação e regeneração da pele, como peelings e laser.

 

5. Pelos no nariz e ouvido

Resolva no salão: “No nariz, só mexemos nos pelos que estão na parte externa”, afirma a depiladora Flor Lopes, também do EspaçoBe. Como é uma área muito sensível, a especialista usa cera. “Se for tirar na pinça, é um espirro para cada pelo.” A mesma técnica é usada no ouvido.

Resolva em casa: “No nariz, corte os pelos com uma tesoura de ponta chata ou aparador”, recomenda Flor. No ouvido, esse último aparelho é o mais seguro.

 

6. Acne

Tchau, acne!

 (iStock/Reprodução)

Evite: limpe o rosto duas vezes ao dia. E use hidratante e filtro solar oil-free.

Se você já tem: os cravos podem ser retirados com limpezas de pele a cada três meses pelo menos. “Em casos menos graves, recomenda-se usar produtos com peróxido de benzoila ou ácido retinoico.

Nos mais graves, o uso da isotretinoína oral, o famoso Roacutan, é a única saída”, diz o dermatologista Adilson Costa.

7. Irritação pós-barbear

barbear

 (Reprodução/Divulgação)

Evite: não use lâminas velhas ao se barbear – o ideal é usar um aparelho no máximo três vezes. Passe loções próprias antes e depois de barbear-se. E nunca use a lâmina na direção contrária ao crescimento dos pelos.

Se você já tem: “Podem ser usados geis com antibióticos. Em casos muito graves, a indicação é depilação a laser na área do pescoço, onde os pelos encravam mais”, afirma a dermatologista Mônica Aribi Fiszbaum.

 

8. Manchas

pele rosto

 (Reprodução/Divulgação)

Evite: passe protetor solar todos os dias, não só na praia, com fator mínimo 15. “Se estiver exposto ao sol, o produto tem de ser reaplicado no máximo a cada três horas”, diz Mônica.

Se você já tem: o fator do filtro solar tem de ser no mínimo 30. E devem ser usados produtos à base de hidroquinona, vitamina C ou outros clareadores. Podem ser feitos também peelings ou tratamento com luz pulsada em consultórios médicos.

 

Veja também
Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s