Diretor de “O Nome da Rosa” lembra “alegria de viver” de Eco

"Era um personagem muito erudito e de uma alegria de viver assombrosa. Uma mistura entre o sábio e o homem que amava rir e comer", disse Jean-Jacques Annaud

Paris – O diretor de cinema francês, Jean-Jacques Annaud, que levou às telas de cinema “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco, lembrou o falecido escritor e semiólogo italiano neste sábado como um erudito que se divertia com tudo.

“Era um personagem muito erudito e de uma alegria de viver assombrosa. Uma mistura entre o sábio e o homem que amava rir e comer”, declarou o cineasta à emissora “France Info”.

Annaud, que deve sua consagração comercial à adaptação cinematográfica dessa obra em 1986, relembrou a boa conexão que teve com Eco desde o momento de seu encontro, e como este passou a ser “um de seus amigos mais próximos”.

“Era um homem com o qual mantive uma relação de admiração total. Tudo lhe divertia. Transbordava alegria. Tinha uma memória monstruosa. Lembrava de tudo”, acrescentou o cineasta francês, de 72 anos.

Annaud destacou também seu compromisso político e suas críticas à situação de seu país durante o governo de Silvio Berlusconi, que disse que foi “o combate de sua vida”.

O escritor e semiólogo italiano morreu ontem em sua casa de Milão aos 84 anos. Em março do ano passado tinha apresentado seu último livro, “Número zero”, uma reflexão e uma crítica contra o jornalismo, a internet, a mentira e a corrupção. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s