Discretos acertos, assombrosos erros

Cada parte do terno deve ser de determinado jeito, mas quando isso não acontece...

ombro

Feche os olhos e imagine um homem com terno impecável, com caimento e acabamentos perfeitos até na barra da calça, o que é impossível. Você queria ser assim, não? Agora, imagine outro homem (pode ser gordinho, vai) com ombreiras sobrando, paletó sem fendas e bolsos volumosos. Você atravessaria a rua para não ter que cruzar com um cara assim.

Os ternos são ingratos, pois fazem os erros aparecerem bem mais que os acertos. Para não correr o risco de ser o cafona, é preciso cuidado com os mínimos detalhes. Vejas alguns.

Ombros. As ombreiras do terno devem parecer que não existem para que o paletó se encaixe direitinho nos ombros. Na dúvida, sempre erre para menos. Ombreiras sobrando dão o pior aspecto que uma pessoa de terno pode ter, além de ser um problema com solução impossível. Nem um bom alfaiate consegue arrumar ombreiras erradas de um jeito convincente.

Botões. Um paletó tradicional tem três botões, um mais moderno tem dois e os moderníssimos tem um só. No último caso, é possível desabotoá-lo apenas na hora em que for se sentar. Já nos outros casos, serve a regra de deixar o último botão solto. Os botões da manga, por outro lado, são decorativos, exceto em ternos top de linha. Quando estiverem desabotoados, pode saber que a pessoa está mostrando que pagou caro por aquele tero.botao

Fendas traseiras. Além do conforto na hora de se sentar, são muito importantes mais os mais gordinhos. As fendas duplas fazem a pessoa parecer mais alta e as fendas únicas criam uma imagem reta e fina. Já os paletós sem fenda são muito formais e estão em extinção. Apena um cuidado é necessário: ao colocar as mãos nos bolsos das calças, pode ocorre do traseiro ficar à mostra, o que não é nada elegante.

fenda

Bolsos. Os do paletó não são feitos para serem usados, inclusive já vindo costurados da loja para evitar o risco de alguém querer enfiar alguma coisa ali. Celulares, chaves e carteiras devem ficar nos bolsos internos ou das calças.

bolso

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s