Os melhores (e mais divertidos) esportes para praticar na praia

Conheça os benefícios e quantas calorias você pode perder enquanto se diverte na praia no Carnaval

O Brasil tem mais de 7 mil quilômetros de litoral. Quer dizer: desculpa de falta de lugar para você praticar um esporte de areia não há.

De uma forma geral, qualquer exercício que você faça na areia fofa já vai ter algumas vantagens. “Treinar na areia emagrece e tonifica o corpo rapidamente”, afirma a personal trainer Cau Saad, queridinha das celebridades.

“Ao pisar na areia, o pé afunda e é necessário que os músculos trabalhem mais para equilibrar o corpo. E a irregularidade da areia força o corpo a exercitar um número maior de músculos.” O esforço que a superfície demanda faz com que o gasto energético seja até 2,7 vezes maior quando comparado com exercícios feitos no chão plano.

O solo irregular e macio, segundo Cau, também diminui o impacto nas articulações. De acordo com a especialista, não são só benefícios físicos que a prática proporciona. “Esportes na areia aliviam o estresse. E ouvir o barulho do mar é fator terapêutico, que relaxa e torna as atividades mais agradáveis.”

Claro, é preciso tomar cuidado com a exposição solar: prefira fazer as atividades antes das 9h ou depois das 17h e sempre usando protetor solar com FPS acima de 30 e bonés ou viseiras.

Apesar de o piso reduzir o impacto e melhorar a estabilização, a musculatura, principalmente da panturrilha e das costas, é muito solicitada e pode lesionar-se. A melhor forma para evitar isso é fazer exercícios de fortalecimento.

Com a ajuda de Rodrigo Cenzi, diretor técnico da Academia Leven, rede especializada em treinos individuais em São Paulo, descubra aqui os benefícios dos principais esportes de areia:

Frescobol

Jovens jogando frescobol na praia de Copacabana.

 (Revista VIP/Divulgação)

O frescobol é um esporte em que você não joga contra seu parceiro – joga com ele, numa espécie de exibição. A ideia é que ambos alternem ataques e defesas e deem golpes fortes e rápidos, além de não deixar a bolinha bater no chão de jeito nenhum.

Para jogar, basta um par de raquetes (de resinas, fibra de vidro ou de carbono ou então de madeira, maciça ou oca). A distância ideal entre você e seu parceiro é de cerca de 8 m.

Benefícios

  • Trabalha o corpo inteiro, solicitando principalmente coxas, glúteos, pernas, abdome e músculos do tronco e braços. É um ótimo exercício cardiovascular e aumenta a força, a velocidade e a coordenação motora dos praticantes.
  • Calorias queimadas: até 700 por hora (com intensidade)

Beach Tennis

Raquete de Beach Tennis

 (reprodução/Divulgação)

Não é exatamente um frescobol, mas também não reproduz fielmente o tênis – o beach tennis, na real, é um híbrido entre esses dois esportes. Mais comumente jogado em duplas, é praticado na areia fofa, em quadras de 16 m de comprimento por 8 m de largura. No meio dela, uma rede com 1,70 m.

A raquete é parecida com a de frescobol, mas cheia de furos. Os golpes são do tênis, mas a bolinha usada é 50% mais lenta. A ideia é fazer a bolinha tocar a areia do lado do adversário.

Benefícios

  • Trabalha tanto membros superiores quanto inferiores, como pernas, glúteos, coxas, abdome e músculos do tronco e dos braços. Também promove agilidade, por causa da movimentação intensa, e melhora o reflexo, o equilíbrio e a força.
  • Calorias queimadas: 600 por hora

Futevôlei

"Pelada" na Praia de Ipanema, zona sul.

 (reprodução/Divulgação)

O esporte 100% nacional é jogado em uma quadra maior do que a de vôlei: 18 m de comprimento por 9 m de largura. A rede deve estar a 2,20 m de altura. As regras são bem parecidas com as de vôlei: valem três toques no máximo em cada equipe por jogada e, no mínimo, um.

Claro, aqui pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto mãos, antebraço e braço. Uma partida comumente tem um set de 21 pontos, com uma diferença mínima de dois pontos para o vencedor.

Benefícios

  • Trabalha membros inferiores (panturrilha, quadríceps e glúteos) e abdome, além de músculos do tronco. Os deslocamentos ajudam a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a tonicidade dos músculos. Também aumenta os reflexos e a noção de espaço.
  • Calorias queimadas: cerca de 500 em uma hora

Slackline

Praticantes de slackline na praia de Ipanema.

 (reprodução/Divulgação)

É ótimo para ser praticado na areia especialmente por iniciantes, porque a queda é menos dolorida. Dá para fazer dois tipos de exercícios na corda: os de movimento, que incluem andar sobre ela ou fazer manobras, e os estáticos, como sentar, levantar um pé, agachar etc.

A fita de náilon tem 5 cm de largura e geralmente é esticada entre 7 m e 15 m de distância, com altura entre 30 cm e 60 cm do chão. Você deve ficar em pé sobre ela por mais de um minuto.

Benefícios

  • Trabalha o corpo todo, solicitando especialmente os músculos do core, que devem ficar com ativação elevada para manter o equilíbrio. Também trabalha coxas, glúteos, pernas, abdome e músculos do tronco – usados para se equilibrar.
  • Calorias queimadas: até 400 em uma hora

Vôlei de praia

Beach Volley

 (reprodução/Divulgação)

Se seu objetivo é fazer um exercício intenso, não encha a quadra de gente. O jogo em duplas é muito mais pegado. A quadra tem 16 m de comprimento por 8 m de largura e a rede deve ficar a pelo menos 2,20 m do chão.

A pontuação vai até 21, com pelo menos dois pontos de vantagem para o vencedor. Cuidados com lesões nos dedos, muito comuns.

Benefícios

  • Trabalha braços, ombros, costas, coxas e abdome, por causa dos saltos, agachamentos e deslocamentos. Ajuda a melhorar o reflexo, a flexibilidade, a força, a coordenação motora e a impulsão. Também melhora a capacidade cardiorrespiratória e dá tônus muscular.
  • Calorias queimadas: cerca de 500 em uma hora

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