Escritor e acadêmico francês Alain Decaux morre aos 90 anos

Decaux combinou seus programas sobre história com a divulgação de sua obra. Foram mais de 60 livros, além de criações para cinema e teatro

Paris, 27 mar (EFE).- O escritor, historiador e acadêmico francês Alain Decaux, membro da prestigiada Academia Francesa desde 1979, morreu neste domingo, aos 90 anos, informou a família à imprensa.

Decaux, conhecido por seu talento como narrador, agraciado com a Grande Cruz da Legião da Honra e com a Ordem Nacional do Mérito, e Comandante da Ordem das Artes e das Letras, nasceu no dia 23 de julho de 1925 em Lille, no norte do país.

A Academia Francesa destaca em seu site que Decaux se formou em Direito em Paris e que ia às aulas de História em Sorbonne pelo mero prazer de aprender, sem intenção de conseguir um diploma.

Os primeiros artigos de história começaram a ser publicados em 1946. Um ano depois, Decaux lançou seu primeiro livro: “Louis XVII retrouvé”. A segunda obra do escritor, “Letizia”, garantiu sua entrada na Academia Francesa, com apenas 25 anos.

Decaux foi atraído muito cedo pelo mundo audiovisual. Em 1951, foi um dos criadores de “La Tribune de l’Histoirie”, um programa semanal que foi ao ar sem interrupções até 1957.

O acadêmico, que morreu no hospital Georges-Pompidou, em Paris, combinou seus programas sobre história com a divulgação de sua obra. Foram mais de 60 livros, que se somam com suas criações para o teatro e o cinema. EFE

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s