Gene Wilder, o Willy Wonka clássico, morre aos 83 anos

Wilder morreu na sua casa em Stamford, em Connecticut, de complicações do mal de Alzheimer, declarou um comunicado da família

Gene Wilder, cujos cabelos cacheados e os sobressaltados olhos azuis deram um ar inquieto e duradouro a papéis em “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Banzé do Oeste”, morreu nesta segunda-feira aos 83 anos, disse a sua família.

Wilder, cujos melhores trabalhos se deram em colaborações com o diretor e escritor Mel Brooks e com o ator Richard Pryor, morreu na sua casa em Stamford, em Connecticut, de complicações do mal de Alzheimer, declarou um comunicado da família.

Jordan Walker-Pearlman, sobrinho do ator, afirmou que Wilder havia optado por manter o Alzheimer em segredo para que as crianças que o conheciam como Willy Wonka não vinculassem o personagem lúdico com uma doença de adultos.

A histeria dificilmente contida de Wilder o fez uma escolha regular do diretor e escritor Mel Brooks, que o escalou para “Banzé do Oeste”, “O Jovem Frankstein” e “Primavera para Hitler” nas décadas de 1960 e 70.

Além das colaborações clássicas com Brooks, Wilder fez uma parceria memorável com o comediante Richard Pryor nos sucessos “O Expresso de Chicago” e “Loucos de Dar Nó”.

Wilder passou a lutar pela conscientização sobre o câncer de ovário e em prol do tratamento da doença depois que a sua mulher, a comediante Gilda Radner, de “Saturday Night Live”, com quem ele casou em 1984, morreu de câncer em 1989.

Ele ajudou a fundar o Centro de Identificação de Câncer de Ovário Gilda Radner em Los Angeles e foi um dos fundadores do Clube da Gilda, um grupo de apoio que tem seções em todo o país.

Brooks falou sobre a morte de Wilder no Twitter: “Gene Wilder, um dos verdadeiramente grandes talentos do nosso tempo. Ele abençoou todos os filmes que fizemos com sua magia e ele me abençoou com a sua amizade.”

Texto atualizado às 17h53

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s