Justiça dos EUA vai julgar Led Zeppelin por plágio

Banda britânica é acusada de plagiar a canção instrumental "Taurus", do grupo Spirit, nos acordes iniciais de "Stairway to heaven"

Los Angeles (EUA) – Um júri de um tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, decidirá se o lendário grupo de rock Led Zeppelin plagiou o início de sua famosa canção “Stairway to Heaven” depois que a Justiça admitiu um processo contra a banda britânica, divulgou nesta segunda-feira o canal de notícias “Bloomberg”.

O juiz do distrito Gary Klausner em Los Angeles indicou que as notas iniciais de “Stairway to Heaven” são suficientemente parecidas com as da canção instrumental “Taurus”, do grupo americano Spirit.

O julgamento sobre o suposto plágio está previsto para o dia 10 de maio em Los Angeles.

O caso remonta a 2014, quando o administrador Michael Skidmore, em representação do guitarrista do Spirit, Randy California, já falecido, apresentou o processo pela similaridade existente entre os temas “Taurus”, de 1968, e “Stairway to Heaven”, gravado em 1971.

Spirit e Led Zeppelin tocaram juntos em várias ocasiões no final dos anos 1960.

Segundo Skidmore, o guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, pediu a Randy California que lhe ensinasse os acordes iniciais de “Taurus”.

Jimmy Page, o cantor Robert Plant e o baixista John Paul Jones, os integrantes vivos do Led Zeppelin, argumentaram, entre outros aspectos, que as similitudes entre as duas canções estão limitadas a “uma escala cromática descendente de tons” que é muito popular no mundo da música e que não pode ser suscetível de proteção por direitos de propriedade intelectual.

De qualquer modo, a decisão do juiz Gary Klausner só mantém como acusados de plágio Page e Plant, de 72 e 67 anos, respectivamente.

Considerada uma das bandas mais importantes e influentes da história do rock, o Led Zeppelin começou sua carreira no final dos anos 1960 e fez enorme sucesso na década seguinte, quando lançou, entre outros, o disco “Led Zeppelin IV” (1971), no qual se encontrava a famosa canção “Stairway to Heaven”. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s