Kurt Cobain e as lendas do rock que ainda podem estar vagando por aí

Mais de 20 anos depois, o Nirvana admite que Kurt Cobain morreu — mas nós acreditamos que algumas lendas nunca morrem

Na última madrugada, houve a seguinte publicação na página oficial do Nirvana no Facebook:

“É certo, Kurt está vivo. Precisava de tempo para aprender a tocar guitarra com a mão direita. Encontrar guitarras canhotas não é fácil. Estamos tão contentes de tê-lo de volta e o perdoamos por toda a tristeza que temos levado profundamente em nossos coracões.” [Texto da publicação em tradução livre]

Confira o vídeo do suposto Kurt (que na verdade se chama Ramiro Saavedra) e tire suas próprias conclusões:

O que pode ter acontecido…

Como qualquer página sobre bandas de rock históricas existente no Facebook, podemos concluir que os autores das publicações não são os próprios artistas, mas trata-se de alguma agência de comunicação (afinal, a imagem do artista está em jogo), ou até mesmo um grupo organizado por fãs que posta conteúdo gratuitamente por puro prazer/amor ao conjunto em questão. Neste caso em específico, isso pode ser um pouco mais complicado.

Algumas páginas possuem somente um perfil visível dependendo do país selecionado pelo usuário. Por exemplo, se sua conta do Facebook é brasileira e você entra na página de Star Wars, todo o conteúdo aparecerá em português, enquanto um usuário que acessa a mesma página no Reino Unido visualiza o conteúdo em inglês. E não se trata de uma simples tradução, já que os vídeos também recebem legenda/dublagem no caso de uma página para a promoção de um filme. Em cada país há uma assessoria responsável por tal marca grande.

Daí este é o motivo por trás de algumas confusões que acontecem ao, por exemplo, você visualizar uma postagem de páginas gringas que mencionam títulos traduzidos em um texto completamente diferente como na bizarrice abaixo:

A maneira bizarra de “finalmente admitir” que Kurt Cobain morreu simplesmente parou a internet.  Para o “surto” do Nirvana, pensamos em duas teorias prováveis: houve uma confusão neste sistema de traduções (o que explica latim em meio a comentários em inglês) e a falta de divisão entre línguas latinas e europeias ou a página simplesmente foi alvo de hackers.

A seguir, relembramos um pouco de outras lendas do rock que podem estar vagando por ai!

Jim Morrison: teria morrido em 1971 (na verdade morreu), talvez de overdose (nada esclarecido até hoje), mas na verdade desapareceu do mapa. Segundo a teoria, ele planejava isso há tempos. Perto de ser preso, ele uniu a ideia de “fuga” à vontade de tornar-se anônimo e andar livremente pelas ruas sem ser reconhecido. Como Kurt, ele pretendia sumir por um tempo por não conseguir lidar com a fama.

Elvis Presley: teria morrido em 1977 (na verdade morreu), com uma disfunção cardíaca, mas já estampou diversas capas de revistas dos anos 1990 para cá com possíveis “disfarces” em dezenas de “ondas” de fãs que afirmam ter visto o astro em pessoa.

Michael Jackson: teria morrido em 2009 (na verdade morreu), após sofrer uma parada cardíaca, mas na verdade o rei do pop continua vivo e tomou o lugar de Dave Dave, um amigo de Michael que sofreu um acidente na década de 1980 e ficou cheio de cicatrizes no rosto. Em uma entrevista ao programa do Larry King, como você pode ver clicando aqui, ele tem a voz MUITO parecida com a do cantor, além de um rosto que lembra bastante o mesmo.

Paul McCartney (?): teria morrido em 1966 (não, calma, esse não morreu), em um acidente de carro, mas continua fazendo turnês pelo mundo até hoje. Esta é uma das teorias mais populares do mundo do rock. No caso, Paul é o único da lista que estaria vivo até hoje (e, convenhamos, se a teoria for real pelo menos a “versão atual” do músico é melhor que a antiga).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s