Morte de atleta coloca perda de peso em debate

O lutador de MMA Leandro Caetano de Souza morreu ontem, aos 26 anos, no Rio de Janeiro, horas antes da pesagem do Shooto, um dos maiores eventos nacionais. Embora o laudo de sua morte não tenha sido divulgado, circulavam ainda ontem boatos de que sua morte estaria relacionada a uma prática bastante comum, a do […]

O atleta no pôster do Shooto, evento do qual participaria hoje

O atleta no pôster do Shooto, evento do qual participaria hoje

O lutador de MMA Leandro Caetano de Souza morreu ontem, aos 26 anos, no Rio de Janeiro, horas antes da pesagem do Shooto, um dos maiores eventos nacionais. Embora o laudo de sua morte não tenha sido divulgado, circulavam ainda ontem boatos de que sua morte estaria relacionada a uma prática bastante comum, a do corte de muitos quilos que os atletas fazem de um dia para o outro. Leandro, cujo apelido era “Feijão”, passou mal quando estava na sauna. Ele tinha de bater os 57 quilos exigidos por sua categoria, mas ainda estaria 900 gramas acima. Segundo um amigo disse no Facebook, ele teria ingerido compridos diuréticos para perder o peso que faltava em algumas horas.

O site Combate.com conversou com a tia do atleta, a enfermeira Elma Caetano dos Santos, 42 anos. Segundo ela contou, no atestado de óbito do lutador constava um AVC hemorrágico (acidente vascular cerebral) como causa da morte. A mulher afirmou para o site que o excesso de exercícios que ele teria feito para perder peso teria provocado isso. “O Leandro dormiu na academia de quarta para quinta e deve ter passado a noite fazendo exercício demasiadamente. Depois fez sauna, ficou imerso na água quente…”, afirmou ela. Médicos ouvidos por diversos veículos disseram que a ingestão de diuréticos não tem exatamente a ver com o AVC hemorrágico (já o uso de anabolizantes e de medicamentos para redução do apetite pode estar relacionado ao problema).

Seja como for, a tragédia que ocorreu com Leandro colocou em debate novamente os excessos cometidos para os cortes de peso. Os atletas, para obterem vantagem de sua envergadura e tamanho, lutam geralmente em categorias abaixo de seu peso real. Como a pesagem é um dia antes da luta, a desidratação é usada para que eles possam atingir o peso exigido e, até a luta, recuperem quilos preciosos para seu bom desempenho. Os debates giraram em torno de mudanças nas regras das organização, para que haja, por exemplo, um percentual limite de perda de peso ou para pesagens ocorrerem no dia da luta.

Por enquanto, porém, o buraco é um pouco mais embaixo. Há, sim, segundo afirma Renata Takatu, idealizadora e integrante da equipe Cutwomen Knockdown, que se investir na divulgação dos riscos da ingestão de diuréticos ou outros remédios do tipo, da importância de ter um acompanhamento médico e nutricional adequados e na necessidade de que o corte de peso seja feito ao longo da preparação dos atletas (e não nos últimos dias). “Mas a realidade dos atletas que atuam em eventos nacionais é bem diferente da dos lutadores do UFC.” Precisando de dinheiro, muitos lutadores aceitam participar de combates nas categorias que estão disponíveis (seja ela qual for) e com muito pouco tempo de preparação, como uma semana. E, como viver de bolsas de eventos ainda é uma utopia e a maioria dos lutadores não tem bons patrocínios, é impossível para os atletas bancarem uma equipe multidisciplinar. “A questão é a conscientização. Não se pode passar por cima da saúde”, diz Renata.

O enterro de Leandro será amanhã, sábado, em Inhaúma, no Rio de Janeiro, e a edição 42 do Shooto foi cancelada por luto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s