Novo Volkswagen Gol será versão brasileira do Polo europeu

Compacto será mais refinado, com plataforma global e pode até ganhar motor 1.6 turbo

A nova geração do Volkswagen Polo chegará ao mercado europeu em meados de 2017, e você tem motivos para ficar ansioso por isso. A próxima geração do Gol será, na prática, a versão brasileira do Polo, com direito a plataforma modular MQB e até a motor turbo. 

O novo Gol é um dos quatro novos modelos prometidos para os próximos anos por David Powels, presidente da VW no Brasil, durante o 3° Fórum Direções organizado por QUATRO RODAS, em setembro. A previsão de lançamento do modelo no Brasil é para 2018.

Enquanto isso, a Volkswagen usa o Golf duas portas como mulas de testes. Os novos Gol e Polo serão baseados na plataforma MQB A0, menor variação da plataforma modular que já está em uso no Golf.

O resultado disso será um Gol maior e mais espaçoso: fontes falam em comprimento até 10,5 cm maior, chegando aos 4 m de comprimento e cerca de 2,55 m de distância entre-eixos. 

Mesmo com refinamento técnico, o Gol terá limitações em relação ao Polo, em especial com custo. Se na Europa o Polo mais potente será um dos primeiros VW com o moderno motor 1.5 TSI de 150 cv, por aqui a grande novidade será o 1.6 16V MSI turbo com os mesmos 150 cv.

Níveis de consumo e emissões serão inferiores, mas será mais barato. Ainda assim, seria um ótimo argumento para um possível Gol GTI. 

Só não espere por preços equivalentes aos do Gol atual. Powels também afirmou que quer elevar a média de preços dos Volkswagen vendidos no Brasil.

Enfim, um SUV compacto

(Du Oliveira/Quatro Rodas)

A mesma plataforma MQB A0 dará origem ao novo Voyagem, a nova Saveiro e ao esperado SUV compacto da Volkswagen.

Espanhóis estão em festa, pois a Seat será a primeira fabricante do Grupo VW com um SUV compacto, o Arona, cujo lançamento também é esperado para o segundo semestre do ano que vem.

A versão Volkswagen terá forte inspiração no conceito T-Cross Breeze, com grade dianteira em “V” integrada aos faróis para dar a impressão de robustez. No Brasil, ele chegará exatamente um ano depois do Gol. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s