O lançamento de O Grande Gatsby há 90 anos

Livro teve pequeno anúncio no New York Times

O Grande Gatsby, hoje considerado um clássico da literatura americana, foi lançado há exatos 90 anos, em 10 de abril de 1925 de forma razoavelmente discreta. Um dia antes de sua chegada às livrarias, a obra de F. Scott Fitzgerald (1896-1940) mereceu um tímido anúncio no jornal The New York Times.

Na imagem acima, o enquadramento dá destaque ao anúncio. Mas veja abaixo como parecia minúsculo em relação à página em que foi incluído.

thegatsbypublishedtomorrow.0

A capa da primeira edição era esta:

gatsby 1925

Na época, O Grande Gatsby não foi um estouro de vendas e recebeu críticas boas e ruins. Mas foi conquistando novos leitores lentamente até se firmar como um dos grandes romances americanos do século XX. E um desafio a cineastas dispostos a adaptá-lo para as telas.

A primeira tentativa de levar a história do enigmático milionário Jay Gatsby ocorreu logo. Foi o filme mudo The Great Gatsby, de 1926, que teve todas as suas cópias perdidas ao longo dos anos. Segundo o site IMDB, o filme foi exibido no Brasil com o título Tudo pelo Dinheiro.

THE-GREAT-GATSBY-1926-lobby-card

Outra adaptação cinematográfica ocorreu em 1949 e foi exibida no Brasil como Até o Céu Tem Limites (obviamente, o título original era The Great Gatsby). Não é considerada uma versão muito fiel ao livro, ainda mais com Alan Ladd, cuja carreira se baseou mais em faroestes e filmes de crime, no papel do protagonista.

the great gatsby 1949

Em 1974, O Grande Gatsby (finalmente colocaram no Brasil o mesmo título do livro) tinha tudo para ser um triunfo, com roteiro escrito por Francis Ford Coppola (o diretor de O Poderoso Chefão) e um elenco de primeira linha que tinha Robert Redford no papel-título e Mia Farrow como objeto dos desejos dele. No entanto, o resultado final era arrastado, lento e a promessa de um filme clássico ficou pelo caminho.

great_gatsby_xlg

A mais recente tentativa foi O Grande Gatsby de 2013, estrelado por Leonardo DiCaprio. A minuciosa reconstituição de cenários e roupas dos anos 1920 impressionou — o filme custou 105 milhões de dólares. E pode-se dizer que um filme que arrecada 351 milhões de dólares no mundo todo é um sucesso.

gatsby 2013

Mesmo assim, nem este alcançou o status de versão definitiva de O Grande Gatsby para o cinema.


(Imagens do anúncio de 1925: via site Vox)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s