Peças de carro viram mesa, hanger e até estante nas mãos de Maurício Arruda

Arquiteto e apresentador do programa Decora, do GNT, criou objetos de decoração com partes garimpadas na fábrica da Renault

APRESENTADO POR RENAULT

Maurício Arruda se tornou um profissional multiplataforma aos 43 anos. Com uma década de história na área de arquitetura, recentemente ele acrescentou à sua trajetória o design de produto e, a partir deste ano, soma a experiência de apresentador de TV, comandando o programa Decora, sucesso do canal GNT.

Para unir todas as pontas desse novelo de atividades, Maurício faz do reúso de materiais a base de seus projetos. “Mais do que custo, durabilidade e beleza, um dos critérios mais importantes no desenvolvimento de algo é a sua história, se há impacto social e humano”, explica o arquiteto.

É exatamente esse o espírito das peças projetadas a convite da Renault para compor o projeto Garagem de Estar Renault nas diversas cidades do Brasil por onde a mostra de design e arquitetura Casa Cor passará. Ele foi desafiado a criar uma série, de mais de dez itens, com peças de automóveis que foram descartadas na fábrica.

A proposta se adapta perfeitamente aos objetivos da marca de incentivar ações ligadas ao design e à inovação. Direcionamentos que refletem, inclusive, na criação de seus próprios produtos, como é o caso da picape Duster Oroch, que inovou ao criar um novo segmento no mercado automobilístico.

Junto de seus sócios do escritório Todos, ele transformou volantes, cintos de segurança, calotas, bancos e lanternas em verdadeiros objetos de decoração. “O que viraria lixo pode ser uma matéria não prima perfeita para fazer design”, afirma. “Dar um novo significado a peças e visualizar design entre tanto material que a princípio seria descartado é um desafio e uma delícia ao mesmo tempo”, comenta o profissional.

As criações marcaram presença na Garagem de Estar Renault, criada para a edição paulistana da Casa Cor, que aconteceu em maio, mas ainda vão passear pelas outras mostras agendadas até o fim do ano. Veja o calendário dos eventos aqui e, na galeria acima, algumas das peças assinadas pelo escritório de Maurício.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s