Por que David Bowie trocou de nome aos 18 anos

O artista, que faleceu no domingo (10), nasceu com o nome de David Robert Jones e decidiu mudá-lo após uma confusão com outro músico britânico

São Paulo – Antes de se tornar o lendário Bowie, David tinha outro sobrenome: Jones. Ele nasceu David Robert Jones, no dia oito de janeiro de 1947, mas mudou seu nome quando tinha 18 anos. A razão? O vocalista da banda The Monkees se chamava Davy Jones e Bowie não quis ser confundido com o músico britânico.

“Em resposta às suas perguntas, meu nome real é David Jones e eu não tenho que lhe dizer por que eu mudei”, o cantor escreveu a seu primeiro fã americano em 1967. “’Ninguém vai lhe transformar em um macaco, disse meu empresário’”, disse Bowie em uma carta a uma fã norte-americana em 1967.

O camaleão do rock escolheu o nome Bowie devido a um personagem do filme O Álamo (1960). “Em 1965, David Jones adotou o nome de David Bowie em homenagem a Jim Bowie, um rebelde texano interpretado por Richard Widmark”, explica John Lyons no livro America in the British Imagination: 1945 to the Present.

Há outra teoria sobre a escolha de Bowie: a palavra é o nome de uma faca de lâmina curva, popular na época entre os londrinos que gostavam de uma briga.

É comum a mudança de nomes no meio artístico, porém Bowie foi além, criando vários personagens como Ziggy Stardust, Major Tom e The Thin White Duke. “O que começou como uma simples mudança de nome se tornou um personagem”, disse John Covach, historiador de rock, a TIME. “Essa parte foi extremamente inovadora.”

David Bowie morreu no domingo (10) aos 69 anos após 18 meses de luta contra um câncer no fígado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s