Risca-de-giz, entre banqueiros, mafiosos e artistas

Estilo de terno mostra personalidade forte e vontade de impressionar

risca

Durante muito tempo, um terno com listra foi associado à alta sociedade. Era o padrão risca-de-giz, preferido dos banqueiros, dos tubarões de Wall Street e dos astros de Hollywood. Mas a história até ali tinha sido bem diferente. Muitos não queriam aderir à moda pela semelhança com as roupas clássicas de presidiários nos EUA. Era algo caricato e extravagante.

Usar um risca-de-giz, com certeza, mostrava personalidade e poder. Foi por isso que o célebre mafioso Al Capone resolveu se apropriar do estilo. Capone sempre era visto em público com sua roupa listrada caraterística e seu chapéu. Depois de tantos anos vestindo pessoas importantes e famosas, o padrão praticamente começou a fazer referência apenas aos gangsteres.

A piada estava pronta. O estilo voltou a cair em desgraça quando vários mafiosos foram presos e tiveram que começar a vestir os uniformes das cadeias. Entravam na moda os sobretudos escuros usados pelos policiais em sua incessante briga pelo crime organizado, mas foram roupas que nunca chegaram a ter um simbolismo especial.

Hoje, o terno risca-de-giz é voltou à moda original. Usado por publicitários importantes, artistas de cinema e membros da sociedade com muito a mostrar, o estilo se tornou símbolo máximo da elegância aliado com a personalidade forte, ainda mais quando combinado com garavatas e lenços com cores berrantes, caso do roxo e do vermelho. É uma opção para festas onde o requinte fala mais alto ao mesmo tempo em que exista a vontade de ser visto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s