Swatch transforma relógios em cartões de crédito

Parceria entre Swatch e a empresa de cartões de crédito Visa viabilizará os pagamentos de compras através dos relógios

São Paulo – Não parecia que o futuro estava tão próximo, mas realmente ele chegou, pois a partir de 2016 já será possível pagar suas contas usando o seu relógio de pulso.

Isso é o que promete a parceria entre a Swatch e a empresa de cartões de crédito Visa, na qual viabiliza os pagamentos de compras através dos relógios da marca suíça, em substituição dos cartões magnéticos.

A previsão é que este sistema já esteja disponível no Brasil, Estados Unidos e Suíça no começo do próximo ano, para os clientes da bandeira.

A tecnologia NFC (near-field communication: comunicação de campo próximo, na tradução livre) é a que permite esta transação de dados. Este sistema estará presente, no modelo Swatch Bellamy, o lançamento da marca para o próximo ano.

O nome do relógio é uma homenagem ao escritor americano Edward Bellamy, que em sua obra de 1888, intitulada “Looking Backward 2000-1887″, imaginava um mundo “utópico” no qual o dinheiro era substituído por cartões de débito ou crédito.

A coleção, com quatro modelos diferentes, apresenta as horas, minutos, segundos centrais e, escondido no mostrador, está um chip NFC que permite realizar as transações bancárias.

Mais simples do que parece, esta tecnologia já está presente em alguns smartphones e para pagar as contas bastará que o usuário aproxime seu relógio a um receptor – que pode estar no caixa de um mercado, por exemplo, e que também possua o sistema NFC – para que a comunicação se estabeleça e se efetue o pagamento.

Esta tecnologia utiliza ondas de rádio de alta frequência para permitir que os dispositivos eletrônicos comuniquem através de distâncias curtas, geralmente inferiores a 10 cm.

As transações feitas “através do pulso” não consumirão energia do relógio, ou seja, a duração da bateria será semelhante à dos outros modelos da Swatch.

Os valores dos relógios ainda não foram divulgados. A marca conta com duas lojas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s