Vídeos caseiros revelam imagens inéditas dos Beatles

As gravações foram doadas há dois anos pela designer de produção Melinda Doring, filha de Swane, ao Arquivo Nacional de Cinema e Som da Austrália

Sydney – Uma coleção de vídeos caseiros filmadas por uma ex-bailarina e maquiadora australiana revelaram cenas inéditas protagonizadas pelos integrantes dos Beatles.

Entre as horas de gravação filmadas por Dawn Swane com uma câmera Super-8 e outras ferramentas entre os anos 50 e 90 há um momento da banda britânica no camarim de um canal de televisão em Manchester.

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr aparecem relaxados durante 49 segundos de imagens em preto e branco e sem som enquanto a maquiadora trabalhava para o especial de Lennon e McCartney em 1º de novembro de 1965.

Swane fez a filmagem enquanto trabalhava e seus companheiros organizavam uma pequena festa de despedida porque a maquiadora estava a ponto de retornar à Austrália.

As gravações foram doadas há dois anos pela designer de produção Melinda Doring, filha de Swane, ao Arquivo Nacional de Cinema e Som da Austrália (NFSA, sigla em inglês).

“Estavam festejando um pouco sua partida e há um momento em que Ringo diz a Swane: “Não é assim que se faz”, e pega a câmera e começa a filmá-la. Foi uma experiência memorável”, contou Miguel González, responsável pelo setor de imprensa e redes sociais do NFSA.

Em outro material de Swane aparece o ator britânico Michael Caine no início da carreira nos estúdios onde gravou o drama transmitido pela televisão “The Other Man”, em 1964.

Swane, que ainda está viva, começou a filmar com sua câmera Super-8 em 1957, quando viajou pela Europa como bailarina do London Festival Ballet, registrou diversas imagens até a década de 1990, quando tinha uma escola de maquiagem em Sydney.

A filha de Swane decidiu doar a coleção quando o material começou a cheirar “a vinagre, que é um sinal de deterioração”, ressaltou González. Posteriormente, os vídeos foram submetidos a um processo de preservação e agora estão sendo digitalizados.

Assista ao vídeo

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s