18º Encontro Nacional de RI: comunicação é a chave para gerenciar a crise

Primeiro painel do evento contou com a participação da CVM, Suzano Papel e Celulose e Totvs

“Quando se fala em comunicação hoje é importante tomar cuidado com o que se transmite, pois rapidamente se toma uma enorme proporção e também para não ter uma reação adversa”, alertou Laércio José de Lucena Cosentino, diretor-executivo chefe e diretor-presidente da Totvs, no primeiro painel da 18ª edição do Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais. O evento é realizado pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) nos dias 28 e 29 de junho de 2016, na Fecomércio, em São Paulo.

O painel 1: “A gestão de crise e de risco com a interação de profissionais do Comitê de Auditoria e Mercado em geral com os profissionais de Relações com Investidores” foi moderado por Edmar Lopes, presidente do Conselho de Administração do IBRI, e discutiu como as empresas estão lidando com a crise e questões relacionadas a ela. Participaram também do painel: Pablo Waldemar Renteira, diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e Walter Schalka, CEO da Suzano Papel e Celulose.

Edmar lembrou que seja em uma crise localizada ou como a que o Brasil enfrenta a comunicação é fundamental, por isso, ele questionou os participantes como as empresas e a CVM estão lidando com a questão. Schalka da Suzano citou três pontos: transparência (interna e externa), velocidade e abrangência. Segundo ele, não se pode mais esconder a realidade do que acontece na empresa. Além disso, a companhia tem que estar preparada para dar respostas com velocidade e quanto maior a abrangência, melhor.

Na avaliação do executivo ainda há espaço para melhorias, “de zero a dez daria nota sete para nós, mas no passado daria cinco”, opinou. Cosentino lembrou que hoje o mundo está conectado e a empresa tem a obrigação de fornecer suas mensagens de forma mais clara, direta e objetiva, pois não se tem controle sobre as respostas. “Por meio da conexão conseguimos resolver nossos problemas”, acrescentou.

Ao serem questionados sobre como estão lidando com a atual crise os executivos compartilharam suas experiências. “Um ponto que temos desenvolvido é a capacidade de acompanhamento da evolução do mercado, inclusive temos comitês internos para acompanhá-lo”, explicou Pablo Waldemar Renteira. Outro ponto citado por ele foi que a crise possibilita à autarquia avançar na pauta regulatória. “Também devemos assegurar neste momento de crise a normalidade, ou seja, fazer com que o mercado continue funcionando como estava antes”, concluiu.

Walter Schalka enfatizou ser preciso pensar em soluções estruturantes para os problemas crônicos que estamos vivendo no Brasil. Ele comentou que em momentos de crise é fácil confundir governança corporativa com burocracia, talvez pelo fato de que a as pessoas acreditam que a burocracia diminui o risco, “mas isso não é verdade”, observou. O diretor-presidente da Totvs disse que crise não é uma coisa natural, mas a solução e a comunicação dos fatos devem ser naturais. Ele mencionou que o principal ativo da companhia é o capital humano e “são as pessoas que vão buscar os caminhos para solucionar os problemas”, complementou.

O Encontro Nacional é patrocinado pelas empresas: BM&FBOVESPA, Bloomberg, BNY Mellon, Bradesco, Chorus Call, Crowe Horwath, Deloitte, Diligent, Itaú Unibanco, MZ Boardvantage, RIWeb, RR Donnelley, Sabesp, Saint Paul Editora, Souza Cescon, SulAmérica, TheMediaGroup, Valor Econômico e Wittel.

Serviço
18º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais – IBRI e ABRASCA
Data: 28 e 29 de junho de 2016
Horário: das 14h às 19h (28/06) e das 9h às 17h30 (29/06)
Local: Fecomercio(Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo – SP)
Mais informações: www.encontroderi.com.br
Credenciamento de Imprensa – rodney@digitalassessoria.com.br

Assessoria de Comunicação do IBRI
Digital Assessoria-Comunicação Integrada
Rodney Vergili | Paula Craveiro | Natália Martins | Jennifer Almeida
rodney@digitalassessoria.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s