Agência desenvolve metodologia para avaliação de mídia espontânea voltada ao setor esportivo

O objetivo da Agência Retorno de Mídia é avaliar o investimento e o retorno com a exposição de atletas na imprensa

Patrocinar um atleta, uma equipe de Fórmula 1 ou um time de futebol geralmente tem custos altos. Este investimento, por sua vez, é fundamental para o desenvolvimento do setor esportivo e, consequentemente, daqueles que dedicam suas vidas a superar marcas humanas nas mais variadas competições. Ainda que a vitória seja o principal objetivo, muitos investidores não sabem como quantificar o retorno obtido no intuito de identificar se o investimento feito está, de fato, sendo efetivo. Uma das soluções para tal impasse é a avaliação de mídia espontânea que, basicamente, revela o impacto dos esportistas na mídia e o quanto estão em evidência. Há profissionais que, inclusive, trabalham com este tipo de serviço.

Desde 1989, a empresa Retorno de Mídia visa fazer este trabalho atendendo diversos esportes e clientes. Em 1995, começou a prestar serviços para o Marlboro Brazilian Team, equipe patrocinada pela Philip Morris em diversas categorias do esporte a motor – e que foi considerado um dos maiores cases de marketing do automobilismo brasileiro.

A Agência Retorno de Mídia tem metodologia própria, desenvolvida no Brasil e aceita pelos principais patrocinadores nacionais e internacionais. “Um atleta que coloca sua imagem atrelada a uma marca e uma empresa que vincula à sua marca a projeção de um atleta necessitam de ferramentas que permitam a elaboração de um relatório de resultados consistente”, afirma Rubens Fava, sócio da agência.

De acordo com Fava, a agência Retorno de Mídia, faz a busca por conteúdos relacionados aos clientes em diferentes veículos de comunicação e formatos. Desde impressos e TV até internet e redes sociais, os clientes recebem as informações relativas ao impacto midiático por meio de relatório no qual são destacados atleta e a marca do patrocinador. Neste mesmo relatório é disponibilizado um book digital que permite o acesso às informações sobre data, hora, emissora, tempo de duração da reportagem e seu respectivo custo a partir de qualquer dispositivo (telefone, PC, tablet, etc.). “Com esses resultados, as empresas ou atletas que buscam patrocinadores conseguem montar o seu case, com o valor real e quantificado, que funciona como um material de venda do atleta”, explica Fava.

Análise de mídia, patrocínio esportivo e resultados mensuráveis

O retorno de um patrocínio é avaliado levando-se em consideração a cobertura do evento e a exposição da marca dentro dessa cobertura. Para mensurá-lo, são medidos o número de inserções e o valor intrínseco a exposição obtida.

“Esses dados permitirão ao patrocinador não só conhecer os resultados, como também comparar gastos, caso pagasse toda a mídia em que seu patrocinado e sua marca foram exibidos”, explica Fava.

Os dados fornecidos também servem como forma de “precificar” não apenas o patrocínio, mas também o impacto do desempenho do esportista na mídia e o quanto disse é revertido em valores reais. Para conhecer os detalhes dos serviços prestados pela Agência Retorno de Mídia basta acessar a página do Facebook ou entrar em contato via email: atendimento@retornodemidia.com.br.

Website: http://www.retornodemidia.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s