Alunos de Letras criam jogos e aplicativos que facilitam o estudo sobre Língua Portuguesa

Façam seus jogos, mas ao pé da letra. Além deles, os aplicativos educacionais disponíveis para tablets e smartphones aproximam, cada vez mais, estudantes do ensino básico na busca por entender melhor o estudo sobre Língua Portuguesa, com ênfase em sintaxe, parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e as que constam no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.

Os responsáveis pelo curso de Letras da Unigranrio criaram o projeto “Sintaxe à Vontade” para que seus alunos do 3º período sigam além da sala de aula, pondo um fim à repulsa que a maioria dos brasileiros têm a respeito de algo que será plataforma fundamental na vida de quem deseja ler, falar e entender tudo o que se passa pelo mundo.

Solimar Silva, professora do curso de Letras da Unigranrio, fala sobre esse projeto educacional e suas vantagens em sala de aula.

“Totalmente gratuito, este projeto tem como objetivo auxiliar alunos na compreensão e prática da sintaxe, com exercícios específicos para cada uma das subdivisões da sintaxe, com uma rápida explicação da utilização destes na oração”, explica Solimar.

A banca examinadora formada por professores da Unigranrio julgou os seguintes quesitos: Abordagem do Assunto (como análise sintática, concordância e regência); Atratividade, Originalidade e Reusabilidade (durabilidade do jogo). Os professores da Unigranrio Antônio Almeida e Simone Paulino (aluna de doutorado da Unigranrio) e Diego Ferreira (coordenador do curso de Letras) fizeram parte da banca examinadora do projeto sobre aplicativos.

O vencedor é…você!
O Unigranrio On-Line não vai listar quem venceu ou quem perdeu, porque os 12 grupos de alunos obtiveram sucesso em seus objetivos específicos, seja na ideia, na forma de arrastar um ícone de app, na instalação de cada aplicativo, na maneira de propor download, nas janelas criativas, no passo a passo das etapas, nos ajustes, notificações, alertas, ou nas versões de cada proposta de jogo.

O importante é saber que o cérebro humano está aberto aos novos saberes.

Nesta matéria, cabe-nos citar os três melhores trabalhos examinados pela banca examinadora, mas sem o pódio costumeiro. Agora, vamos falar e mostrar os vídeos com depoimentos de alguns participantes, onde a ordem de apresentação é aleatória.
O aplicativo “Sintaxe na Boa” criado pelas alunas Alexia Santana, Laís Alves, Marcelle Cunha, Mayara Reis, Rafaela Storino e Viviane Almeida visa a incentivar e contribuir para que estudantes aprendam mais sobre o que é substantivo, sujeito, predicado, objeto indireto, verbo, advérbio e adjunto adverbial. Esse é o momento para descomplicar o que quase sempre é um problema nas aulas de Língua Portuguesa. Elas criaram esse jogo num intervalo de aula, na Praça de Alimentação do Unigranrio Shopping. ​

Com estes jogos e aplicativos educacionais, professores e alunos esperam interagir e aumentar o gosto pela gramática, tornando mais interessante as aulas no dia a dia de cada um. Quem sabe, este seja o momento de quebrar paradigmas e acabar com aversão que muitos têm por algo tão fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional. Vejam agora mais um aplicativo, o “Portu Quiz”, idealizado pelos alunos Luiz Felipe Andrade, Victor Pedrosa e Vítor Souza.

O “Sinta-se com Sorte” tem como objetivo fazer com que professores possam revisar matérias em sala de aula, de forma divertida e interessante aos alunos. Confira mais este vídeo a seguir.

O jogo “Brincando de Sintaxe”, das alunas Carolina Burlandy, Kamila Silva, Sophia Santana e Victória Hansen utiliza roleta, tapete e envelopes com perguntas de múltipla escolha. O jogo tem atrativos como pular uma casa ou, ainda, retornar uma casa. Tudo muito divertido e de fácil entendimento. Vamos ao vídeo abaixo.

Mais uma novidade. O jogo “Sintaxe nas Estrelas” promove uma viagem com destino muito concreto. Ele contém um dado, envelopes com 51 perguntas, uma urna e bolinhas com as terminações para cada participante. O Sintaxe nas Estrelas foi criado pelos alunos Anderson Sidney, Mariana Souza e Carolina Rainha. Clique aí para ver e entender esse jogo superlegal.

Agora é a vez de mostrar as técnicas do “Sintaxcolor”, um jogo que “vai abrir a sua mente”, como dizem os autores desse game que mistura cartas, tapetes, dicas, perguntas e pontos. Vamos entender como tudo se processa, inclusive na forma de atuar.

“Sintaxe em Jogo” coloca você no clima do aprendizado, em dois tempos. Ele é composto por 40 perguntas, um dado, cinco pinos e cartões com instruções e dicas, além de um tabuleiro. A semelhança entre estes jogos está nas questões formuladas, mas há técnicas especiais entre enunciados desse jogo, que é voltado para jovens na faixa dos 13 anos.

Pensando bem, quem vai de taxi? Eles vão, mas na base do jogo muito sugestivo: “Sim, Taxi”. É uma outra viagem, sem Bandeira 2 e com destino muito simples e definido. Elas pegaram carona na música “Vou de Táxi”, que fez enorme sucesso há muitos anos. Para quem estava morrendo de saudades, esta versão vai animar as salas de aula e os ambientes de casa ou de qualquer centro de estudos. Perguntas, como essa a seguir, fazem parte deste módulo. “O meu amigo José estuda à noite”. Responda a alternativa correta: A – O sujeito é indeterminado; B – Composto; C – Simples; D – Nenhuma das respostas acima. Simples assim!

Veja esta matéria completa com diversos vídeos sobre os jogos e seus autores em http://www.unigranrio.br/Paginas/alunos-de-letras-criam-aplicativos-que-facilitam-o-estudo-sobre-lingua-portuguesa.aspx

Imprensa: (21) 993085807 (whatsApp).

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