Após estudar no MIT, brasileiro cria portal para empreendedores

O que você faria se fosse convidado para se formar como professor de empreendedorismo por uma das maiores universidades do mundo aos 21 anos de idade? O João Vitor Chaves Silva fundou uma plataforma para ajudar pessoas que querem começar a empreender.

Após participar do MITx Global Entrepreneurship Bootcamp como estudante em 2015, João Vitor se tornou o primeiro brasileiro a ser convidado para se formar como professor no programa organizado a 3 anos pelo MIT nos Estados Unidos. No programa, um seleto grupo de catalisadores são escolhidos anualmente para receberem o treinamento e certificação necessários para poderem repassar a metodologia chamada Disciplined Entrepreneurship para outros empreendedores ao redor do mundo, sejam em grandes empresas, universidades ou diretamente em startups. A metodologia é a base do ensino de empreendedorismo dentro de diversas outras universidades americanas e já forma cerca de 900 novas startups anualmente.

Quando perguntado sobre os motivos pelos quais começou uma plataforma para ajudar empreendedores ele é bem direto: “O número de pessoas interessadas por uma educação empreendedora tem crescido, porém existe um gap entre a procura e a oferta de educação de boa qualidade, que infelizmente vem sido preenchido com storytelling e palco.” A situação é tão séria que foi preciso inclusive escrever um artigo explicando o que é ou não uma startup devido ao grande número de pessoas perguntando se suas ideias eram ou não as empresas do momento.

“Essa confusão sobre o que é ou não uma startup é problemática, pois pode levar as pessoas a criarem expectativas irreais com seus negócios, o que causa frustração”, explica. Nos EUA já estão se tornando comuns casos de depressão e até mesmo alguns de suicídio, de fundadores de startups que não conseguiram atingir seus objetivos.

Para mudar isso ele iniciou a plataforma Empreenda Junto , que conecta empreendedores para tirarem seus projetos do papel. Além de manter o blog oficial da plataforma , onde repassa estratégias baseadas na metodologia do MIT e experiências práticas para ajudar esses mesmos empreendedores.

Apesar do seu foco pessoal ser voltado para startups e empresas que trabalham com alto nível de inovação, João garante que a plataforma Empreenda Junto é para todos os tipos de empreendedores: “Temos projetos de todos os tipos, desde startups de ponta trabalhando com nanotubos de carbono, até pessoas que querem montar lava-jatos e restaurantes, o importante é a colaboração para tirar esses projetos do papel!”, diz.

O próximo passo agora é trazer a metodologia Disciplined Entrepreneurship para o Brasil, no formato de uma plataforma de educação online, após garantir o apoio formal do MIT ODL e do MITx, João espera que o projeto seja aberto ao público no começo de 2017, ajudando cada vez mais empreendedores transformarem boas ideias em negócios de impacto. Por hora, você pode conferir os conteúdos produzidos no blog e aguardar pelo lançamento da seção de ensino no Empreenda Junto com o apoio do MIT.
Website: http://empreendajunto.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s