Brasil vence final latino-americana da Competição Mundial em Inovação Esportiva da Hype Foundation e segue para a final global nesta quarta no Rio

Opifex, equipamento de telemetria para surf, representará a América Latina na final que acontece dia 24 de agosto, no Rio de Janeiro. Carlos Nuzman participa da comissão julgadora da grande final

A Opifex, criadora de um equipamento de telemetria para o surf que leva o mesmo nome, foi a grande vencedora da etapa latino-americana da Competição Mundial em Inovação Esportiva, uma iniciativa da Hype Foundation que busca incentivar as startups com as soluções mais inovadoras para o mundo dos esportes. Ela foi selecionada entre as dez startups finalistas da América Latina e representará o Brasil na final que ocorre nesta quarta-feira no Rio de Janeiro. A segunda colocação ficou para Smash, um aplicativo que gerencia as atividades de jogadores de tênis e o terceiro lugar foi para a Xtreme U, uma universidade digital de esportes radicas. Ao todo, dez startups do setor de esportes da América Latina participaram desta semifinal regional.

Opifex, um equipamento de telemetria, é facilmente instalado na prancha de surf, e com um aplicativo móvel, o surfista conhece em detalhes o seu desempenho em cada onda. O equipamento capta, armazena e transmite as informações do movimento da prancha, que podem ser vistas em tempo real ou após as sessões em dispositivos móveis. ” Fico muito entusiasmado em fazer parte de um movimento de startup, e ver o nosso projeto reconhecido como uma solução original para a prática do surf, e como uma solução viável para futuras olimpíadas”, afirma Avelino Bastos, inventor do equipamento, criado em parceria com seu sócio Salvador Tirloni.

A grande final no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, reunirá representantes de diversas regiões do mundo, incluindo América do Norte, Europa, Oriente Médio, África e América Latina. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, participará da comissão julgadora da final no Rio. Além dele, participam da comissão julgadora outras personalidades de destaque nos setores de esporte, tecnologia e inovação, incluindo Mounir Zok, Chefe de Inovação no Comité Olímpico dos EUA, Simon Jones, Chefe de Inovação da Sky Team, Guilherme Horn, diretor executivo de Open Innovation da Accenture para a América Latina e Bianor Scelza Cavalcanti, Diretor Internacional da FGV.

Este evento é destinado à inovação no ecossistema esportivo, incluindo investidores, empresas de tecnologia e marcas de esporte. O objetivo é criar a primeira plataforma mundial em grande escala de inovação no esporte, com foco em acessórios portáteis, vestimentas de última geração, tecnologias de radiodifusão, apps para atletas, treinadores e fãs. “Enquanto diversas áreas estão na vanguarda do progresso tecnológico, o mesmo não ocorre no mundo dos esportes. Nosso objetivo é estimular o progresso tecnológico e a inovação no setor esportivo, afirma Amir Raveh, CEO e fundador da Hype Foundation.

Os empreendimentos selecionados receberão o suporte e a mentoria de algumas das maiores empresas do mundo, incluindo Google, Adidas, Ernst & Young, Nike, Accenture e Black Lab Sports. O grande vencedor da final do Rio ganhará 100 mil euros de Tal Barnoach, do Disruptive Technologies Fund.

As inscrições para a grande final no Rio de Janeiro, que acontece no Centro Cultural da FGV, à rua Botafogo, 190, nesta quarta-feira, dia 24, das 16h às 21h são gratuitas e devem ser feitas pelo link
http://www.eventbrite.com/e/hype-global-innovation-for-sports-competition-rio-2016-tickets-26982209515.

Sobre a Hype Foundation

A Hype Foundation é o braço educacional da MG Equity House partners investment house (EMGI). Operando desde 2003, é membro da IHUB.EU – uma organização da União Europeia.

A missão da Hype Foundation é proporcionar às pessoas com mentalidade empresarial e espírito empreendedor, um caminho para a condução de seus negócios. A Hype tem o compromisso de desafiar, capacitar e desenvolver globalmente os visionários da próxima geração.

A fundação atua em mais de 40 países, cooperando com figuras de destaque em inovação nos setores públicos e privados.

Para mais informações sobre os oito finalistas das competições regionais que estarão presentes na final nesta quarta-feira, seguem os links de suas páginas na web:

Brasil: Opifex http://www.opifextec.com/
Israel: RideOn https://www.rideonvision.com/new/
Italy: Nothingbutnet www.youtube.com/embed/FUDfagiiyr8
Greece: Sports Electroceutical http://emvia.upatras.gr
Kenya: UmpireRef http://umpireref.com/
United States: Halo Neuroscience https://www.haloneuro.com/
United States: Stryd https://www.stryd.com/
London: SayYeah http://sayyeah.tv/

Website: http://www.eventbrite.com/e/hype-global-innovation-for-sports-competition-rio-2016-tickets-26982209515

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s