Coca-Cola é a primeira empresa Fortune 500 a repor toda a água que usa em todo o mundo

A Coca-Cola Company e seus parceiros engarrafadores globais (o sistema Coca-Cola) anunciaram hoje haver atingido a meta de repor ou, em outras palavras, equilibrar o volume equivalente de água usada em suas vendas globais na natureza e nas comunidades.

A Coca-Cola Company e seus parceiros engarrafadores globais (o sistema
Coca-Cola) anunciaram hoje haver atingido a meta de repor
ou, em outras palavras, equilibrar o volume equivalente de água usada em
suas vendas globais na natureza e nas comunidades. Com base nessa
conquista, a Coca-Cola é a primeira empresa Fortune 500 a declarar
publicamente haver alcançado esse objetivo agressivo de reposição de
águas1.

Esta Publicação Smart News contém multimédia. Ver aqui a publicação na íntegra:
http://www.businesswire.com/news/home/20160829005265/pt/

Working with its bottling partners and organizations across government, civil society and the privat ...

Working with its bottling partners and organizations across government, civil society and the private sector, Coca-Cola has exceeded its goal of giving back to communities and nature the equivalent of all the water they use in their beverages and production. (Photo: Business Wire)

O sistema Coca-Cola também anunciou progressos na sua meta de eficiência
no uso da água. A empresa e seus parceiros engarrafadores melhoraram a
eficiência no uso da água em 2,5 por cento no período de 2014 a 2015,
acrescentando uma melhoria acumulada de 27 por cento desde 2004.

Com base na avaliação do uso global de água validada pela LimnoTech e
Deloitte, e conduzida em associação com The Nature Conservancy (TNC), o
sistema Coca-Cola retornou um volume estimado de 191,9 bilhões de litros
de água à natureza e às comunidades em 2015 por meio de projetos
comunitários de águas, igualando o equivalente de 115 por cento da água
usada nas bebidas Coca-Cola no ano passado.

“Essa conquista marca um momento de orgulho para a Coca-Cola e para
nossos parceiros. Uma meta que começou como uma aspiração em 2007 e hoje
tornou-se uma realidade e um marco mundial que planejamos manter mesmo
com o crescimento do nosso negócio”, disse Muhtar Kent, presidente e
diretor-executivo da The Coca-Cola Company. “Agora, todas as vezes que
um consumidor bebe um produto Coca-Cola, ele pode ter a certeza de que
nossa empresa e nossos parceiros engarrafadores estão comprometidos com
o uso responsável da água, hoje e no futuro. Temos a consciência de que
nosso trabalho de administração hídrica está incompleto e permanecemos
focados em explorar os próximos passos para desenvolver nossos programas
e desempenho no uso da água.

O sistema Coca-Cola atingiu suas metas de reposição de água por meio de
248 projetos comunitários de parcerias hídricas em 71 países, focados no
acesso seguro à água, proteção aos mananciais e água para uso produtivo.
Em muitos casos, os projetos também fornecem acesso ao saneamento e à
educação, ajudam a melhorar os meios de subsistência locais, ajudam
comunidades a se adaptar às mudanças climáticas, melhoram a qualidade da
água, estimulam a biodiversidade, envolvem-se em políticas e desenvolvem
conscientização sobre questões que envolvem a água. Os aspectos do
programa mencionados na sentença acima não contribuem para o volume
reposto da Coca-Cola.

O desempenho da reposição é revisado de forma independente pela
LimnoTech e conferido pela Deloitte. Esse trabalho consta de um relatório
de 1.188 páginas
. A metodologia
para calcular os benefícios da reposição de água foi criada em
colaboração com The Nature Conservancy e LimnoTech. Foi objeto de uma
revisão técnico-científica por pares para confirmar sua precisão e usa
métodos técnicos e científicos aceitos de modo geral. Os projetos são
revisados e avaliados anualmente com base nessa metodologia.

Alguns projetos de reposição retornam a água diretamente à fonte que
usamos, enquanto outros ficam fora do manancial que nossa fábrica usa,
mas são importantes para ajudar a compor as necessidades de governos
locais, comunidades e parceiros, onde há uma necessidade premente. A
Coca-Cola e seus parceiros buscam projetos que gerem um benefício
direto, que possam ser ampliados para ter um maior impacto ao atingir
mais pessoas e partes de um ecossistema, que sejam fáceis de se aprender
com eles e de replicá-los em outros lugares onde os desafios são
similares, e que possam ser desenvolvidos de modo a serem sustentáveis
pela comunidade ao longo do tempo, continuando a repor a água. Esses
esforços, além de novos projetos, lidam frequentemente com
vulnerabilidades locais de suprimento de água e compensam o volume de
vendas adicional à medida em que o negócio da Coca-Cola segue crescendo
a cada ano.

Em cada uma das suas 863 fábricas em todo o mundo, a Coca-Cola exige que
as operações determinem a sustentabilidade do suprimento de água que
compartilham com outros em termos de qualidade, quantidade e outras
questões como a infraestrutura para tratar e distribuir água. Por meio
desse processo, um dos fatores que as fábricas da Coca-Cola precisam
examinar é se o uso que fazem da água e a descarga de água têm ou não
têm o potencial de causar impacto negativo na capacidade de outros
membros da comunidade de acessar a água em quantidade e qualidade
suficientes. Caso positivo, ou se houver áreas onde as fontes de água
possam ainda ser insustentáveis em algum aspecto, os requisitos da
Coca-Cola exigem que cada fábrica desenvolva e implemente um Plano
de proteção das fontes de água
. O plano, entre outras coisas,
envolve outros para buscar soluções mútuas que promovam a
sustentabilidade da fonte de água local. Isso pode resultar em projetos
de reposição ou outras oportunidades. Apesar de cada fábrica poder não
ter a capacidade de repor toda a água à sua fonte direta, a política da
Coca-Cola exige que todas as fábricas trabalhem para assegurar que elas
não causem impacto negativo nas fontes de água e trabalhem com a
comunidade para soluções em longo prazo.

A estratégia de reposição da Coca-Cola apoia a meta geral de águas para
retornar com segurança às comunidades e à natureza uma quantidade de
água igual àquela usada em suas bebidas em na sua produção. No lado da
produção, o sistema Coca-Cola devolveu aproximadamente 145,8 bilhões de
litros de água usados em seus processos de fabricação aos mananciais
locais próximos às nossas unidades de engarrafamento, por meio de águas
residuais tratadas em 2015.

“Toda a vida depende da água, mas menos de 1 por cento da água do
planeta é doce e acessível. De glaciares de montanhas a estuários,
precisamos contar com todo o sistema se quisermos assegurar água doce
para todos”, disse Carter Roberts, presidente e diretor-executivo do
World Wildlife Fund (WWF). “Isso significa que as parcerias são
importantes. Este é um marco importante na liderança contínua da
Coca-Cola na administração hídrica e estabelece um ponto de partida para
outros usuários de água”.

A Coca-Cola colabora com projetos de reposição, juntamente com governos,
a sociedade civil e outros membros do setor privado. Algumas das muitas
organizações com quem a Coca-Cola
tem parceria
incluem Global
Environment & Technology Foundation
(GETF), Millennium Challenge
Corporation, TNC, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD), ONU-Habitat, Agência
dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional
(USAID),
WaterAid, Water
and Sanitation for the Urban Poor
(WSUP), Water for People, WWF e
World Vision.

Quatro programas com uma contribuição significativa para as atividades
de reposição de águas da Coca-Cola são nossas parcerias globais de
conservação com o WWF, Replenish
Africa Initiative
(RAIN) da The Coca-Cola Africa Foundation, a
parceria Every
Drop Matters
da empresa com o PNUD, que foi ampliada para New
World
em 2014, e o investimento da Coca-Cola em 50 fundos
de águas
em 12 países na África, América Latina e Caribe, com os
parceiros-chave TNC, Fundação FEMSA e o Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID). Todos esses programas estão ativos e estamos
comprometidos com eles até 2020.

Projetos de reposição trabalham para compensar ou balancear o uso direto
da água pela The Coca-Cola Company e seus parceiros engarrafadores em
operações em mais de 200 países. O uso da água inclui a água usada no
processo de fabricação, assim como nas bebidas acabadas, o que inclui
água de vendas de fontes. A utilização de água por partes de
ingredientes agrícolas fornecidos pelo sistema Coca-Cola não está
incluída nessa meta. No entanto, as práticas de uso sustentável da água
são parte dos Princípios
Orientadores para a Agricultura Sustentável
da Coca-Cola, os quais
são um requisito para seus fornecedores.

Para obter mais informações sobre o programa de administração hídrica da
Coca-Cola, acesse orelatório
de administração hídrica
da empresa.

Sobre a The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é a maior empresa de bebidas do
mundo, refrescando clientes com mais de 500 marcas de bebidas com e sem
gás, e mais de 3.800 opções de bebidas. Conduzido pela Coca-Cola, uma
das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio da nossa
empresa possui 20 marcas bilionárias, 18 delas disponíveis em opções de
calorias reduzidas, baixas ou sem calorias. Estão entre nossas marcas
bilionárias Diet Coke, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani,
vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e
Gold Peak. Através do maior sistema mundial de distribuição de bebidas,
somos a fornecedora n.º 1 de bebidas com e sem gás. Diariamente, mais de
1,9 bilhão de porções de nossas bebidas são apreciadas por consumidores
em mais de 200 países. Com um compromisso duradouro de desenvolver
comunidades sustentáveis, nossa empresa se concentra em iniciativas para
reduzir nosso impacto ambiental, criar um ambiente de trabalho seguro e
inclusivo para nossos colaboradores, e aprimorar o desenvolvimento
econômico das comunidades em que atuamos. Juntamente com nossos
parceiros de engarrafamento, estamos classificados entre os dez melhores
empregadores privados do mundo, com mais de 700 mil colaboradores no
sistema. Para obter mais informações, acesse a Coca-Cola Journey em www.coca-colacompany.com,
siga-nos no Twitter em twitter.com/CocaColaCo,
acesse nosso blog Coca-Cola Unbottled em www.coca-colablog.com
ou encontre-nos no LinkedIn em www.linkedin.com/company/the-coca-cola-company.

1Reconhecemos que o uso de água por diferentes empresas e
setores varia de acordo com seus produtos e meios de produção. A
declaração da Coca-Cola baseia-se em declarações e informações públicas
de 1° de junho de 2016 e inclui o retorno de água contra o uso direto de
água.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada.
As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se
referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que
tem efeito legal.

Contato:

The Coca-Cola Company
Serena Levy, 404-676-2683
serena.levy@coca-cola.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s