Como aplicar conceitos de gestão empresarial no cotidiano da empresa?

Gestores dos mais diversos ramo de atuação têm buscado maneiras de melhorar os processos das empresas, aumentar a produtividade da equipe, economizar tempo, investir em tecnologia, estar atento aos colaboradores, entre outras muitas questões a resolver.

O mundo empresarial está cada dia mais competitivo e isso não é novidade para ninguém. Gestores dos mais diversos ramo de atuação têm buscado maneiras de melhorar os processos da empresa, aumentar a produtividade da equipe, economizar tempo, investir em tecnologia, estar atento aos colaboradores, entre outras muitas questões a resolver.

Mas muitas vezes, na busca por respostas, os gestores são bombardeados de informações e não conseguem aplicar nada disso na empresa, o que verdadeiramente não traz nenhum tipo de mudança ou melhorias. É possível que o verdadeiro desafio nesses casos não seja encontrar a informação, mas sim entender o que realmente vai servir para a sua empresa.

Identificar processos que precisam ser melhorados já é um grande passo para quem quer se destacar em seu mercado de atuação. Afinal, gerir é resolver problemas e estar atento a mudanças necessárias faz toda diferença.

A verdade é que não existe uma “receita” para gerir uma empresa com qualidade, pois cada empreendimento tem suas características e necessidades. Contudo, existem três fatores que precisam de atenção em todas as empresas: tempo, dinheiro e equipe.

Saber como gerir da melhor maneira esses três recursos é o grande segredo de empresas sólidas e eficientes. Leia abaixo um pouco mais sobre cada um dos tópicos que abordaremos.

Tempo
A não ser que você seja um workaholic que trabalha em qualquer momento em que esteja acordado, você só tem 8h por dia para colocar as coisas em ordem na sua empresa. E são muitas coisas para se fazer, atividades que exigem sua atenção e podem levar horas até que sejam concluídas.
Contudo, será que tudo que você faz realmente deve ser feito por você? Será que não existe alguma maneira de economizar o seu tempo resolvendo tarefas de outra maneira?

Vamos pensar em um exemplo: sua empresa é pequena, com 16 colaboradores registrados. Você ainda não tem capital suficiente para estabelecer um departamento de RH em sua empresa, e todo trabalho dessa área também fica com você. Apenas para o fechamento do relógio ponto dos seus colaboradores ao final do mês, você gasta em média 1h50 minutos conferindo planilhas, registrando horas extras, recolhendo justificativas de faltas ou atrasos e outros detalhes.

Essa tarefa é, de fato, algo que merece sua atenção, mas será que todo esse fechamento não poderia ser feito em um sistema online de fechamento de ponto? Essa é uma das maneiras que você tem de economizar o tempo gasto com os fechamentos, e aplicar em outras tarefas e rotinas gerenciáveis que imprescindivelmente precisam de você.

2. Dinheiro
Investir é preciso e você já deve ter visto assuntos relacionados a esse em muitos lugares. Mas e na hora de colocar isso em prática? O que vai ser melhor para sua empresa?

Um investimento é algo que sempre retorna para a empresa de alguma forma. Então, por que não investir em tecnologia e aumentar a produtividade de seus colaboradores?

A tecnologia é mais do que necessária para que uma empresa sobreviva no mundo empresarial atualmente. Se sua gestão ainda faz uso de planilhas, papéis e agendas, está mais do que na hora de investir na tecnologia da sua empresa. Esse tipo de investimento deve ser realizado primeiramente nos setores que mais demandam tempo trabalhando em algo simples de resolver.
Você pode se opôr, dizendo que o modo tradicional funciona em sua empresa há anos, mas lembre-se de que o que funcionou no passado pode não ser a solução mais inteligente hoje. Quando você entender isso, encontrará uma infinidade de ferramentas disponíveis para ajudar em sua gestão empresarial.

3. Equipe
Seus colaboradores são as pernas e o coração da sua empresa, nunca se esqueça disso. São eles que fazem seu negócio crescer, estagnar ou até mesmo regredir.

Uma equipe bem alinhada e motivada faz toda a diferença. Faça tudo o que puder para facilitar a rotina dos seus colaboradores, evitando situações estafantes, na medida do possível.
Manter sua equipe motivada exige trabalho e atenção, e você, como gestor, deve proporcionar as melhores ferramentas para seu colaborador estar sempre em dia com horários, tarefas, comprometimento e desempenho. Além, claro, de estar liderando cada um da maneira correta, estar por perto e sempre se mostrar disponível.

Esses tópicos são apenas alguns pontos que podem ser melhorados em qualquer empresa. Afinal de contas, gestores resolvem problemas. Aprender a ver quais são as barreiras que impedem sua empresa de crescer, busque soluções inteligentes.
Website: http://www.pontomaisweb.com.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s