Como você pode melhorar a gestão da sua empresa?

Todo empreendedor sabe que gerir uma empresa não é uma tarefa nada fácil: exige dedicação e esforços contínuos daqueles que querem crescer profissionalmente e solidificar seu negócio no mercado.

Trazer consigo as habilidades adquiridas em cursos, faculdades e MBA”s é importante para gerenciar equipes e processos. Mas será que o cotidiano das empresas se assemelha ao que aprendemos em sala de aula? Talvez possa até ser em questões operacionais e processos, mas uma empresa real também depende da gestão de pessoas, o que pode ser considerado a parte mais importante para o crescimento do empreendimento.

Existem três pontos-chave que devem ser levados em consideração quando você está buscando otimizar seu trabalho, sendo eles:
1 – Ferramentas gerenciais
2 – Foco em soluções
3 – Ouvir sua equipe

Podemos entender que melhorar a gestão da sua empresa quer dizer aumentar sua capacidade de resolver problemas, o que está diretamente relacionado com os três tópicos que iremos abordar com mais detalhes a seguir.

1 – Ferramentas gerenciais
O empreendedor, como responsável direto pelo crescimento e desempenho da empresa, deve atentar para oportunidades internas e externas de melhorias nos processos e como isso influenciará seus resultados. A maneira com que essas tarefas são gerenciadas influencia na cultura da empresa e nos resultados de desempenho de todos os colaboradores.

Comece investigando processos cotidianos, como marcação de relógio ponto, por exemplo. Fazer os fechamentos está demandando mais tempo do que o necessário para ser concluída pelo gestor de RH? Ou ainda, está tendo prejuízo por cálculos incorretos de faltas e horas extras?

Buscar ferramentas de gestão de ponto online para otimizar o controle da carga horária de seus colaboradores pode não parecer tão relevante ou urgente, mas possivelmente é algo mais importante do que você imagina. Da mesma forma, existem muitos outros processos hoje dentro das empresas com alternativas mais eficientes e até mesmo mais baratas para o gestor. Basta que você reconheça as necessidades e encontre a melhor solução para você.

2. Foco em soluções
Uma vez que você identificou quais são os setores da sua empresa que precisam de uma intervenção para promover resultados melhores, é hora de buscar o que há de melhor no mercado e escolher a opção que mais se encaixa em suas necessidades.

É claro que a princípio você vai encontrar várias alternativas que parecem se encaixar com o que você precisa, mas é sempre bom atentar para os detalhes de cada ferramenta proposta. Como no exemplo anterior, no controle de ponto online você precisa buscar uma solução prática, mas que também esteja de acordo com as leis trabalhistas e sindicais do seu setor, além de ser simples de usar e ter ótimo custo-benefício.

3. Ouça sua equipe
Ninguém melhor do que o operacional da sua empresa para apontar quais são as principais dificuldades de crescimento do negócio.

É muito importante que os gestores ouçam os seus colaboradores com reuniões semanais, onde todos possam colaborar apontando falhas, destacando pontos positivos e denunciando os pontos a melhorar. Também é interessante que o gestor apresente soluções e busque saber qual a percepção da equipe sobre aquela opção, pois as vezes o que o empreendedor vê como ideal acaba complicando ainda mais a vida de seus colaboradores.

Em resumo, estabelecer o monitoramento sobre esses três pilares da gestão empresarial é uma ótima maneira de promover um crescimento constante para todos os colaboradores em qualquer tipo de negócio.

As vezes o crescimento da empresa depende de soluções em setores primários, como RH que exemplificamos nesse texto. Antes de buscar por investidores ou planejar a ampliação dos negócios em escala mundial, faça uma avaliação em sua empresa sugerindo as melhores soluções para cada setor.

Assim fica fácil controlar os processos e gerenciar equipes de maneira eficiente para todos os envolvidos.
Website: http://www.pontomaisweb.com.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s