Companhias são convidadas a simular voto a distância em ambiente de Bolsa

No próximo ano as cias. abertas terão de acatar a modalidade.

A Comissão de Mercado de Capitais (COMEC) da Associação Brasileira das Companhias Abertas-ABRASCA promoveu, no último dia 27, Seminário Técnico sobre Voto a Distância em Assembleias. O evento ocorreu na sede da associada Stocche Forbes Advogados, com apoio da BM&FBOVESPA, e reuniu 97 pessoas.

“Foi o maior workshop da COMEC neste ano”, orgulhou-se o presidente da Comissão de Mercado de Capitais, Rodrigo Maia, que classificou o voto a distância como “uma tendência inevitável”. E disse mais: “Hoje em dia os profissionais de RI só usam iPad… é a tecnologia que veio pra ficar”, completou o Relações com Investidores da Gerdau.

O anfitrião Henrique Filizzola, por sua vez, também ficou satisfeito em ver o Auditório cheio de interessados no tema e destacou a parceria com a BM&FBOVESPA na discussão de temas relevantes ao mercado de capitais brasileiro.

Alessandra Zequi (Stocche Forbes) comentou a Instrução CVM 561, em seus aspectos gerais, lembrando as empresas que já se obrigam a adotar o Boletim do Voto a Distância… (IbrX 100 e iBovespa) e as demais companhias de capital aberto que deverão adotá-lo a partir de 2017.

O item 12.2 do Formulário de Referência deverá conter as atualizações – alertou a especialista em direito societário. A advogada da Stocche Forbes destacou que os prazos para recebimento de propostas às AGOs começam a contar no 1° dia útil de 2017 e vão até 45 dias antes das AGO`s, ou até 35 dias antes das AGE`s .

ATUALIZAÇÃO – Alessandra Zequi também chamou a atenção para a atualização: “Ainda que a entrega do Formulário seja em maio, é preciso atualizá-lo em dezembro deste ano, prevendo-se as assembleias”. O livro eletrônico – que fica em poder da companhia – também foi objeto de comentário no Workshop.

Tiago Isaac (BM&FBOVESPA) falou sobre os custos da assembleia tradicional “pagos pelos investidores, via custodiante”, e reiterou a necessidade do Boletim de Voto a Distância ser cadastrado na BM&FBOVESPA. Ele ainda discorreu sobre o período de votação e convidou as companhias para simular o voto a distância, em ambiente de Bolsa. E alertou: “Até o final do ano esta agenda estará mais folgada, mas a partir de fevereiro próximo já não sei”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s