Confira os temas mais cobrados nas provas do Enem

A educadora Maria Inês Fini faz planos para mudar o exame do próximo ano, mas ainda não anuncia quais serão as novas medidas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar estudantes de todo o país e hoje muitas universidades aceitam sua nota como forma de entrada para cursos de graduação. Porém, as provas realizadas cobram conteúdos que foram aprendidos nos últimos três anos escolares, o que aumenta o grau de dificuldade do teste, uma vez que engloba todas as disciplinas lecionadas. Mas há sempre algo que pode ajudar muito nos estudos para o Enem.

Fabrício Marques de Oliveira, junto de seus irmãos, criou o portal Enem2016 , no qual buscam oferecer conteúdos para capacitar candidatos para o exame de forma gratuita. Ambos selecionaram, resumidamente, alguns assuntos que mais caem desde a 1ª edição e que vale a pena serem estudados para as provas deste ano, confira:

Português: Interpretação de texto, Modernismo, Gramática, Variação linguística e Funções da Linguagem.
Matemática: Geometria, Cálculo Simples, Interpretação, Porcentagem e Probabilidade.
Química: Química Ambiental, Equilíbrio Químico, Transformações Químicas, Cálculo Estequiométrico, Química Orgânica.
Geografia: Agricultura, Aspectos Socioeconômicos, Desenvolvimento e Impactos Ambientais, Geopolítica.
História: Brasil República, Era Vargas, Brasil Colônia e 2ª Guerra Mundial, Idade Média, Escravidão, Militarismo no Brasil, Revolução Industrial e Guerra Fria.
Física: Energia (Eletricidade e Mecânica), Termologia, Hidrostática, Ondulatória e Cinemática.
Biologia: Corpo Humano, Ecologia, Genética, Meio Ambiente e Água.

“Temas atuais também costumam ser cobrados, por exemplo, do rompimento da barragem em Mariana além dos impactos ambientais que podem ser decorrentes do acidente “, lembra Marques.

Há outros assuntos que são cobrados na prova e que podem ser conferidos mais detalhadamente na página do Enem2016 . Segundo Oliveira, para definir quais os assuntos a serem elaborados, eles levantam as principais dúvidas e demandas de estudantes e tópicos mais procurados. “Utilizamos o próprio Google para identificar o que os candidatos vêm buscando e as dúvidas apresentadas por nossos alunos também nos orientam a escrever novos materiais”, afirma. No portal, todos os materiais teóricos são elaborados por professores em suas respectivas áreas de formação.

As inscrições para o exame foram realizadas em maio e os candidatos podem acompanhar as informações do exame por meio da página do participante – seção do participante . Uma vez realizada a inscrição, os candidatos devem aguardar a liberação do cartão de confirmação do Enem 2016. Este cartão será disponibilizado até setembro ou outubro. Com ele, os candidatos terão conhecimento de diversas informações importantes, como por exemplo o local onde realizará a prova do exame.

E no ano de 2017? O Enem vai mudar?

Segundo a professora Maria Inês Fini, o Brasil passa por um grande movimento de mudança do ensino médio. O Enem nunca foi planejado como política pública para ser vestibular nacional. Ele foi planejado para ser uma avaliação dos alunos ao final da escolaridade básica, que termina no ensino médio. Segundo ela, desde 2009, o Exame perdeu essa característica e ganha as dos exames vestibulares realizados em diferentes estados do país.

Fies: corra que ainda há tempo
As inscrições para o Fies 2016 de vagas remanescentes vão até o dia 28 de agosto conforme informações do MEC. A iniciativa destas vagas é inédita nesta edição e tem como objetivo preencher as oportunidades que não foram ocupadas no processo seletivo regular.

Vagas ociosas no ProUni 2016

As vagas ociosas do ProUni estarão disponíveis mediante à inscrição prévia que pode ser realizada online . Abaixo estão os prazos de acordo com o MEC:
Até 26 de agosto de 2016, para o Estudante não matriculado na instituição de educação superior em que deseja se inscrever à bolsa remanescente; ou
Até 14 de novembro de 2016, para o Estudante matriculado na IES em que deseja se inscrever à bolsa remanescente.
Website: http://www.enem2016.pro.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s