Conheça o primeiro chatbot brasileiro aprovado pelo Facebook

Foi lançado o primeiro chatbot do Brasil aprovado pelo Facebook para o aplicativo de mensagens Messenger. Agora, é possível fazer um orçamento e pedido de entrega rápida em 9 capitais brasileiras conversando com um assistente virtual no Facebook Messenger.

Em abril deste ano, o Facebook disponibilizou ferramentas para desenvolvedores de outras empresas criarem chatbots no Messenger , seu aplicativo de mensagens. A novidade agora chegou ao Brasil.

Os novos chatbots do Facebook nada mais são que assistentes virtuais que nos ajudam a realizar uma tarefa. São a versão para Messenger de outros bots do mercado, por exemplo, da Siri, disponível em produtos da Apple.

Os chatbots do Facebook, também chamados de assistentes conversacionais ou até mesmo comércio conversacional , permitem que qualquer pessoa com uma conta no Facebook possa fazer uma compra ou solicitar um serviço diretamente através da rede social.

Serão os bots os novos apps?

Hoje, mesmo em estágio inicial, os chatbots já representam um grande avanço sobre os aplicativos tradicionais. Eles dispensam downloads e instalações e no Facebook, nem mesmo cadastro é necessário. Por conta de sua inteligência virtual, que se aperfeiçoa constantemente com as conversas e interações, eles podem interpretar seus erros e fazer sugestões.

Os bots, ou assistentes conversacionais, poderão substituir parte do mercado multimilionário de aplicativos , espaço dominado pelas lojas virtuais da Apple e Google. Construir e promover apps custa cada vez mais caro. Encher seu smartphone de aplicativos não parece mais tão interessante.

Enquanto a Siri é restrita aos produtos Apple, o Facebook é acessado pelo mundo inteiro. Para não ficar atrás na briga deste mercado, a Apple decidiu agora em junho permitir que soluções de terceiros também integrem a Siri.

O que Facebook e outros gigantes da tecnologia estão apostando é que logo haverá um “bot para tudo”, como ocorreu com os apps. A diferença é que esse é um mercado ainda inexplorado, sem um vencedor definido. Os chatbots do Facebook são sua tentativa de conquistar vantagens na disputa pelo domínio do que pode ser o futuro dos negócios digitais.

O novo chatbot brasileiro

A Motoboy.com, startup que automatiza operações de entrega rápida, disponibilizou para público o primeiro chatbot brasileiro aprovado pelo Facebook para o aplicativo de mensagens Messenger. Com o chatbot, é possível fazer um orçamento e pedido de entrega rápida em 9 capitais brasileiras conversando com um assistente virtual no Facebook Messenger.

Segundo Jonathan Pirovano, diretor de tecnologia da Motoboy.com, “viemos fazendo testes com o Facebook desde que disponibilizaram sua ferramenta de assistente virtual. Junto com o website e apps, este agora é mais um canal que podemos atender de forma automática nossos clientes”.

Para conhecer o novo bot, acesse a Motoboy.com no Facebook Messenger.

Gif de uma entrega rápida sendo solicitada pelo chatbot da Motoboy.com

Sobre a Motoboy.com

A Motoboy.com oferece desde 2014 soluções de tecnologia em logística para empresas de motoboy automatizarem suas operações de entrega. Atualmente, atende 9 capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Recife, Brasília e Cuiabá) e mais de 20 outras cidades em regiões metropolitanas. Recentemente, foi bem-sucedido em uma rodada de captação de investimento pela Broota Brasil , plataforma que conecta investidores com negócios inovadores.

Website: https://www.messenger.com/t/motoboy.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s