Dicas de aplicativos para manter a concentração no trabalho

Vivemos em um mundo que a cada dia é mais dinâmico, gastamos cada vez mais com a tecnologia ao nosso redor, por muitas vezes temos dificuldades para manter a concentração ou até para produzir, seja por atividades que necessitam de atenção ou até por receber alguma mensagem divertida que nos distrai. Aproveitando a tecnologia para nos ajudar, temos aqui algumas dicas de aplicativos para ajudar a manter a concentração.

Manter-se concentrado no trabalho não é uma tarefa tão simples nos dias de hoje. Se tempos atrás não era muito fácil controlar ligações em horários impróprios, que dirá agora com mensagens, e-mails e notificações chegando a todo instante em nossos smartphone. A internet, que pode ser tão útil, e mesmo fundamental para algumas profissões, também pode ser uma armadilha para roubar seu tempo.  

A Síndrome do Déficit de Atenção está cada vez mais frequente não só nas salas de aula, mas também nos ambientes de trabalho. É preciso certo esforço para manter a concentração – não basta ligar uma chavinha para focar em determinada tarefa e desliga-la na hora de ir para casa (infelizmente). Para estar totalmente focado, algumas dicas clássicas realmente ajudam: usar ferramentas off-line como os bons e velhos caderno e caneta físicos (ainda lembra como é?); fazer pausas para colocar as ideias em ordem e não acabar com sua energia tão rapidamente  e até mesmo subdividir as tarefas grandes em fases –  “fazer relatório” pode ser substituído por  “definir título”, “organizar informações”, organizar esquema do relatório” e “redigir relatório”, assim você vai fazendo por partes e eliminando da lista de tarefas  que já foi feito. 

Manter um ritmo estável de trabalho ajuda a manter a atenção, mas a gente sabe que isso, muitas vezes, envolve mudança de hábitos. Passar o dia inteiro em frente a tela de um computador e conectado por meio de dispositivos móveis pode tirar a clareza do que é prioridade. É aquela mania de querer resolver tudo na hora e acaba não tendo foco suficiente para o que exige mais tempo. 

Usando a tecnologia a seu favor

Se a conexão e os gadgets tecnológicos fazem parte da sua rotina de trabalho, por que não usar como ferramenta para te ajudar a manter a atenção, em vez de roubá-la? Do planejamento de tarefas à execução, existem ótimos aplicativos que auxiliam nessa tarefa e facilitam seu dia a dia. Preparamos uma lista com alguns dos melhores apps para que você possa riscar a maior quantidade possível de itens da sua “to do list”:

Descubra onde seu tempo está sendo gasto:  RescueTime

O aplicativo informa como você usa seu tempo na internet e permite que você configure alertas para mostrar o tempo que gastou em determinada atividade. Isso abre nossos olhos para enxergarmos nossa real prioridade. Pode ser que você não goste daquilo que vai ver, mas às vezes o choque de realidade é necessário para mudarmos. 

Desligue a distração tecnológica que rouba seu tempo: StayFocusd

Esse aplicativo é para ser usado na navegação e é compatível com o Google Chrome. Ele permite que você selecione os sites em que gasta mais tempo e determine um tempo máximo de navegação. Se atingir o limite, o site é bloqueado. O RescueTime  é outra opção para bloquear os sites que tiram sua atenção e está disponível também para Android. O SelfControl, disponível para usuários de Mac funciona de maneira semelhante, bloqueando o acesso à internet ou a determinados sites por um período.  O Focus Booster, app para smartphone, tem essa mesma lógica, mas é mais drástico: bloqueia o aparelho por um período de tempo que você define.

Estabeleça prazos para a conclusão do trabalho e evite a procrastinação: Wunderlist

Nesse app você pode criar um cronograma separando as tarefas, o que te ajuda a administrar o que você precisa fazer. O Trello também é muito usado, com a vantagem que você pode gerenciar tanto o seu trabalho quanto o de sua equipe, estabelecendo prioridades, deadlines e verificando o andamento da tarefa. Outra opção é o Asana, que tem o funcionamento bem parecido.

Mantenha um diário com aquilo que você conseguiu fazer ao longo do dia: Evernote

É como um bloco de notas para organizar suas anotações, mas também arquiva fotos, áudios, conteúdos da internet… E você pode acessar de diferentes dispositivos. O Remember The Milk é outra opção interessante para lista de tarefas: ele te manda lembretes por email e permite que você compartilhe tarefas com outros usuários.

Faça pausas: Clear Focus

Como dissemos, intercalar trabalho e períodos de descanso é importante para “limpar a mente” e impedir que a atenção se disperse. O app é um cronômetro que propõe 25 minutos de trabalho e um intervalo para descanso – um método que promete impulsionar a produtividade. 

Com essa ajuda extra, com certeza seu rendimento vai aumentar e seu foco também! Tem alguma outra dica de aplicativo para ajudar a manter a concentração no trabalho? Conte nos comentários!

O aplicativo tecnoJURIS móvel veio para facilitar o cotidiano do advogado. Não perca tempo, faça um teste agora mesmo! É rápido, prático e gratuito: Confira aqui!
Website: http://tecno2.com.br/tecnojurismovel/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s