Eduardo Sirotsky Melzer, empresário brasileiro na lista Cambridge Institute for Family Enterprise

Presidente e chairman do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer também desempenha funções importantes nos conselhos de grandes companhias. Formado em Administração de Empresas e com MBA em Harvard, ele trabalha com base em conceitos estratégicos e está sempre em busca do crescimento dos negócios

Atualmente ocupando a presidência do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer é neto de Maurício Sirotsky Sobrinho, que foi o fundador da empresa. Ele pertence à terceira geração da família Sirotsky e além de ser o presidente, também é chairman da RBS, que é um grupo de mídia detentor de algumas marcas de entretenimento e jornalismo na Região Sul do Brasil.

Duda Melzer, como é conhecido, também é fundador e chairman de uma companhia de investimentos inserida no mercado digital que atua nos Estados Unidos e no Brasil, a e.Bricks. Além disso, ele faz parte do conselho de algumas grandes organizações, como a Wine.com.br, a e.Bricks Digital, a Bienal do Mercosul e a Fundação Iberê Camargo.

Em relação a sua formação acadêmica, além de ser formado em Administração de Empresas na PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), tendo concluído o curso em 1998, o executivo fez MBA na Harvard Business School em 2002. Nessa mesma instituição ele fez os cursos executivos “Building and Leading Customer Centric Organization” e “Effective Strategies For Media Companies”, ambos em 2008.

Eduardo Sirotsky Melzer não começou sua carreira profissional na empresa de sua família, pois antes de atuar no Grupo RBS, ele trabalhou nos Estados Unidos no começo dos anos 2000 como Analista Financeiro Sênior e Diretor-geral nas empresas Delphi e Box Top Media, respectivamente.

Apenas em 2004 ele começou a fazer parte da RBS, ocupando inicialmente o cargo de Diretor-geral para o Mercado Nacional da empresa no Brasil. Nos anos seguintes, Eduardo ocupou diversas funções dentro da companhia de sua família, até se tornar o presidente do grupo em 2012, sendo que quatro anos depois também foi escolhido para ser o chairman da empresa. Nesse meio tempo, mais precisamente em 2012, ele se tornou chairman e fundador da e.Bricks Digital.

Um importante acontecimento na vida profissional de Eduardo Sirotsky Melzer foi sua escolha, em 2015, para compor a lista de líderes do Cambridge Institute for Family Enterprise. É uma espécie de ranking que reúne anualmente 25 jovens executivos pertencentes a famílias importantes no meio empresarial global, sendo que para estar na lista é necessário ser o responsável pelos negócios da companhia e ser visto como um exemplo para a sociedade.

Um dos motivos que levaram o empresário a estar presente nesse importante ranking foi seu foco na sustentabilidade e evolução dos negócios pensando no crescimento do país. Desde o início de sua carreira, Eduardo Sirotsky Melzer, por meio de seus contatos no mundo dos negócios e através de diversas viagens que faz por todo o mundo, busca obter e repassar conhecimentos que agreguem valores importantes. Um exemplo disso é sua participação em importantes eventos de grandes empresas, como o Zeitgeist, do Google, e o Sun Valley, da Allen & Company.

John Davis, que é um americano especialista em negócios familiares e um reconhecido consultor da área, é uma das grandes influências do executivo brasileiro. Isso porque a RBS, que preza pelo profissionalismo no comando das companhias familiares, tem uma relação bastante longa com o americano, sendo que a empresa foi a primeira do Brasil a receber os serviços de Davis.

Eduardo acredita que um líder competente é um fator crucial para que uma companhia tenha êxito em seus negócios, principalmente se ela for um grupo familiar como a RBS. Assim, além das orientações de John Davis, as consultorias com Jim Collins e Ram Charan, dois grandes pensadores do mundo empresarial, norteiam os conceitos estratégicos adotados pelo presidente da RBS.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s