Empresas de serviços gerais superam a crise

Em meio a crise política e econômica do país, muitas pessoas acabam perdendo o seu emprego. A taxa de desemprego do Brasil hoje é de 11,2%, entre o trimestre encerrado em maio até abril eram 11,44 milhões de desempregados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

Segundo os dados da Pnad Contínua, a população brasileira ocupada do país fechou o trimestre móvel encerrado em abril em 90,6 milhões de pessoas. Isso significa um recuo 1,1% comparado ao trimestre encerrado em janeiro de 2015 e 1,7% quando mais ou menos 1,5 milhão de pessoas estavam trabalhando.

Mesmo diante a uma das piores crises do país, muitos brasileiros estão optando por ser o próprio patrão em vez de esperar por novas vagas no mercado de trabalho. Uma das empresas que mais estão se destacando no mercado são as que oferecem serviços gerais como pintura, pequenas reformas, encanador, eletricista, manutenção em imóveis, entre outros serviços.

Os famosos “maridos de aluguel”, são negócios que visam auxiliar pessoas com a vida corrida e que precisam e alguém para fazer alguma manutenção necessária, afinal, ao chegar em casa todos gostariam de poder descansar.

Essas empresas nasceram da falta de tempo e conhecimento técnico. O que antigamente era um vizinho, parente ou amigo que trabalhava na área hidráulica e elétrica, ou então possuía um conhecimento em reformas e pinturas, hoje se tornaram empresários do ramo de serviços gerais.

Com a alta do desemprego, muitas pessoas estão investindo o dinheiro do FGTS e do Seguro Desemprego em maquinários para desenvolver este tipo de trabalho como uma furadeira, materiais de pintura, máquinas de desentupimento , ferramentas e entre outros equipamentos.

Segundo o senhor Alexandre, CEO da Alkamac, empresa especialista em máquinas para desentupimento, muitos dos seus clientes estão investindo em máquinas para começar o novo negócio, “o capital inicial para abrir uma empresa de serviços gerais não é muito alto, o que facilita o microempreendedor a investir em equipamentos de qualidade”, comentou.

O público deste tipo de empresa são pessoas que optaram por morar sozinhas, recém-casados ou de união estável onde ambos precisam trabalhar. Pessoas com pouco tempo para fazer alguns serviços residenciais que vão do mais simples até o mais complexo como desentupimento dos canos sem prejudicar o sistema hidráulico da casa. Existem demandas de pessoas que tentaram se aventurar nas reformas ou tentaram resolver o problema de maneira caseira, mas acabaram prejudicando alguma parte da estrutura e depois precisaram optar por profissionais do ramo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s