Especialista explica quando vale a pena negar posição de liderança

Segundo Sulivan França, antes de aceitar um novo cargo, o profissional deve colocar os prós e contras na balança e avaliar se está pronto para assumir mais responsabilidades

Após a Seleção Olímpica de futebol brasileiro se consagrar campeã no último sábado (20), o jogador e capitão do time, Neymar Jr, declarou não querer mais a braçadeira e nem a responsabilidade de liderar o time canarinho. Depois do posicionamento, críticas e opiniões de apoio dividiram o país. Mas, afinal, a decisão do craque foi correta?

Segundo o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, negar um cargo de liderança depende muito do momento que o profissional vive. “Você tem que colocar tudo em uma balança e avaliar o que está vivendo. É preciso saber que uma nova posição vai demandar mais trabalho e, consequentemente, será preciso mostrar mais resultados”, explica.

A tensão também deve ser levada em conta na hora de seguir com a nova ocupação. “Você será colocado em situações de mais pressão. Por isso, precisa ter a certeza de que vai conseguir dar conta e não terá problemas futuros”, afirma França.

Para o especialista, o profissional precisa estar preparado psicologicamente e profissionalmente para receber e aceitar a promoção. “Qualquer um pode desenvolver a habilidade de liderança. Há milhares de livros e centenas de treinamentos que buscam desenvolver isso. Mas, acima de tudo, friso a importância da força de vontade. Primeiramente o profissional precisa estar disposto a se tornar um líder”.

França ainda pontua que existem dois tipos de líderes disponíveis no mercado. “Há aqueles que nascem com características acentuadas que o credenciam a essa posição, como proatividade, organização e comprometimento. Também existem outros que precisam receber um treinamento. Mas, de modo geral, qualquer um pode aprender as técnicas necessárias para se tornar um bom líder e comandar a equipe de maneira eficaz”, explica.

Website: http://www.slacoaching.com.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s