Executivos investem em coach para buscar resultados durante a crise

O cenário atual econômico do país impôs mudanças significativas nas empresas e, principalmente, na carreira dos altos executivos. A tomada estratégica de decisão das empresas afetou seu redirecionamento e o posicionamento do Ebitda na efetivação de bônus de acordo com cada seguimento.

O cenário atual econômico do país impôs mudanças significativas nas empresas e, principalmente, na carreira dos altos executivos. A tomada estratégica de decisão das empresas afetou seu redirecionamento e o posicionamento do Ebitda na efetivação de bônus de acordo com cada seguimento.

O clima de incerteza, o medo de demissões, a perda de clientes, está fazendo com que as organizações se mobilizem para se adequarem a esta nova fase que o país se encontra. As empresas estão buscando formas alternativas com o objetivo de se ajustarem a esse novo contexto. A crise gerou insegurança não só para os funcionários, mas para os empreendedores, e desenvolveu a necessidade de repensar e também de reinventar os negócios.

Desta forma, a maioria das empresas acreditam que investir na qualificação de seus profissionais é uma saída. O processo de coaching fomenta a capacidade da autodescoberta e de criarem alternativas pertinentes, de acordo com atual momento que estão passando.

Diante destas mudanças, investir em desenvolvimento específico na empresa é uma das estratégias globais, conforme afirma a CEO da LPM Global Relations, Sandra Dias.

– Ações como esta garantem a direção assertiva com base em processos estruturados e auxilia em tomadas de decisões rápidas e coerentes. Assim é de suma importância ter um coach para auxiliar todas as etapas desse novo movimento do mercado, principalmente as estratégias adotadas para alcançar suas metas.

Ainda segundo Sandra, o processo de coach é fundamental para a carreira dos profissionais que querem obter um diferencial competitivo perante o momento de transição ou uma mudança de cenário corporativo.

– O melhor executivo no atual cenário macroeconômico é aquele que nenhuma empresa quer perder, uma vez que esse gera mais que resultados. Além disso, deixa legados e é seguido por sempre estar alinhado a estas mudanças sazonais de nossa economia – defende a CEO.

Quais os benefícios imediatos do processo?

Uma empresa incluída na lista Fortune 500 (Read research findings from Metrix Global LLC) publicou um estudo buscando calcular o ROI (retorno sobre investimento) de um programa de coaching para altos executivos. O resultado: o programa produziu um retorno sobre investimento de 529%, ou seja, um retorno de 5 vezes sobre o valor investido em coaching.

O estudo incluiu 100 executivos C-Level sendo destes 60 profissionais de nível C- Suítes que receberam coaching.
Metades desses executivos tinham entre 45 e 65 anos.
A conclusão do estudo demonstrou que o programa de coaching trouxe os seguintes benefícios:

· Aumento de produtividade – 53% dos executivos
· Organização (48%)
· Relacionamento entre reportes diretos (77%)
· Trabalho em equipe (67%)
· Relacionamento com os pares (63%)
· Satisfação no trabalho (61%)
· Resolução de conflitos (52%)
· Comprometimento com a organização (44%)
· Esse é um dos benefícios do coaching, mas vale a pena destacar que falar em coaching tem mais a ver com falar em “custo/efetividade”, do que em “custo/benefícios”, já que o processo é focado em resultados, desenvolvimento e aprendizagem aplicado a um indivíduo ou a uma organização através do indivíduo.

A importância do coach como diferencial para o mercado de trabalho

Os profissionais de baixa performance são separados de líderes e gestores. No momento de crise, ter um profissional altamente gabaritado, que conheça o mercado fechado corporativo e suas nuances, é mais que um diferencial.
De acordo com Sandra Dias, a diferença entre o profissional que passa por um processo estratégico de Executive Coaching e o que não passa, são as habilidades de performance.

– Muitos me perguntam se é obrigatório ter um coach para a carreira. Respondo que não é obrigatório, mas sim, um grande diferencial, uma vez que essas habilidades bem trabalhadas fará com que esse executivo se destaque dos demais – afirma a CEO da LPM.

O processo de Executive Coaching torna-se estratégico para executivos obterem uma visão além do que desenvolvem atualmente. Para isso, é necessário buscar coach com sólida formação e descobrir as ferramentas utilizadas por ele em todas as etapas do processo. Esta preocupação evita a contratação de profissionais despreparados, que banalizam o coach.

Clube do Vinho Altos Executivos 2016 e a criação de novos negócios

O Clube do Vinho Altos Executivos 2016 reúne grandes nomes da sociedade executiva em São Paulo. O evento acontece no dia 25 de agosto, no espaço Oscar Freire, em São Paulo, e tem o objetivo de gerar canais estratégicos e oportunidades de negócios. O encontro promovido pela LPM Global Relations, está em sua quarta edição, e reúne aproximadamente 100 executivos, entre presidentes, diretores e membros de grandes corporações para gerar canais estratégicos, oportunidade de negócios, troca de informações e ampliar os conhecimentos. Na edição deste ano, executivos que se destacaram no mercado ministram palestras com o tema “Como superar a crise”.

Foto: CEO Sandra Dias e Severino Benner, presidente do grupo Benner durante uma sessão de coaching

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s