Fabricante francesa se instala no Brasil para atender mercado de energia solar flutuante

Ciel & Terre Brasil aposta no flutuador como solução sustentável para geração híbrida de energia e espera volume negócios de R$ 30 milhões no primeiro ano

São Paulo, 5 de julho de 2016 – A Ciel & Terre, fabricante francesa de tecnologias para usinas flutuantes de geração fotovoltaica e detentora da patente do Hydrelio©, produto único no mercado mundial, acaba de se instalar no País para atender o mercado de energia solar flutuante.

A proposta da Ciel & Terre Brasil é oferecer soluções completas em projetos de usinas flutuantes de geração solar, no modelo de EPC, para atender os mercados de Usinas Hidrelétricas e PCHs, Estações de Água e Tratamento, Agricultura, Eólicas e Aterros Sanitários e Lixões.

A intenção da empresa é gerar energia solar em reservatórios de usinas hidrelétricas e aproveitar as vantagens de infraestrutura já existentes nas instalações, além de oferecer soluções sustentáveis ao processo de hibridização da matriz energética brasileira. Como a estrutura está toda pronta, não há necessidade de se investir em transmissão ou em subestação, como acontece em muitos projetos eólicos, por exemplo.

No caso dos aterros sanitários e lixões, a ideia é transformá-los em verdadeiras fazendas solares, cobrindo esses locais com os flutuadores para gerar energia limpa e, ao mesmo tempo, garantir tratamento adequado às áreas impactadas. A proposta é aproveitar a tecnologia consagrada dos flutuadores solares de reservatórios de água para ser utilizada nos mais de cinco mil lixões e aterros existentes no Brasil.

A expectativa da empresa nessa área é obter um volume de negócios da ordem de R$ 30 milhões com a entrada de cinco megawatts no primeiro ano de projeto. O flutuador solar é indicado para cobrir este tipo de terreno, já que possui um sistema flexível de fixação capaz de compensar o movimento e as oscilações de uma área de lixão.

Já para o setor do agronegócio, a Ciel & Terre pretende instalar os flutuadores em lagos e represas de propriedades rurais e, desta forma, garantir o abastecimento energético para a produção. Estudos mostram que o flutuador reduz em até 70% o nível de evaporação da água, o que permite ao agricultor elevar em até 25% o volume de água disponível para a produção agrícola.

Outra área de atuação será o setor de saneamento, onde as empresas podem se beneficiar com maior oferta hídrica, que é o seu principal ativo, e ter mais segurança energética nas operações.

Website: http://cieletterrebrasil.com.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s