Formação profissionalizante em beleza é alternativa na crise

O culto à beleza tem sido uma forte tendência nos dias atuais. A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, as mudanças de comportamento social e o aumento da expectativa de vida tem levado homens e mulheres a aumentar os cuidados com beleza e estética pessoais.

Segundo uma pesquisa do IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a crise econômica tem alterado os hábitos de consumo dos brasileiros. Para 86% dos entrevistados, o Brasil está vivendo uma crise econômica e 66% consideram a situação ruim ou péssima. Sentindo no bolso as consequências, já que 59% dizem ter perdido poder de compra nos últimos 12 meses, as pessoas estão fazendo ajustes em suas vidas. O estudo mostra que 16% mudaram de residência para reduzir custos e 13% trocaram os filhos de escola privada para escola pública nos últimos 12 meses.

Por causa da crise financeira, as mulheres alteraram mais seus hábitos de consumo do que os homens. Enquanto 61% delas dizem ter mudado a rotina, 53% deles fizeram o mesmo. Elas estão poupando mais do que eles. Com medo das dificuldades futuras, 78% das mulheres garantem que estão economizando mais, contra 72% dos homens. Nesse contexto, as dietas, os exercícios físicos, as cirurgias plásticas e os mais variados tratamentos de beleza são hábitos que parecem ter vindo para ficar. E com essa tendência de valorização do corpo e da beleza, a especialização profissionalizante na área tem sido também uma importante alternativa de renda em tempos de crise econômica no Brasil.

Uma das formações profissionalizantes mais tradicionais do sul do Brasil em beleza é realizada na Pazzone, uma escola de nível técnico na área específica de cabelo e barba que é referência no desenvolvimento de quem busca uma profissão, alternativa de renda ou reconhecimento no mercado da beleza. Fundada em 2008, a Pazzone surgiu da idealização do sonho do proprietário Paulo Pazzone em criar um espaço no qual pudesse transmitir seus conhecimentos e ajudar a capacitar profissionais para o mercado. Atualmente a escola conta com dois cursos de profissionalização e dois cursos de especialização, ao todo a Pazzone Beleza já formou mais de 3.500 profissionais.

A escola possui sede própria localizada no Centro histórico da cidade de Porto Alegre/RS, na qual oferece uma infraestrutura moderna com instalações funcionais, permitindo qualificar o aluno nas diversas etapas dos cursos. Disponibiliza um ambiente no formato Salão-Escola, onde administra os cursos e possibilita que os alunos pratiquem as diferentes técnicas exclusivas da Pazzone, sob a orientação e monitoramento dos seus professores.

Um dos cursos de maior procura é o de cabeleireiro, um curso completo com técnicas modernas que profissionaliza os alunos na área do cabelo, destinado a homens e mulheres de 15 a 60 anos. Um curso teórico e 90% prático, com a utilização de modelos, que visa preparar e capacitar os alunos para o mercado de trabalho, abrangendo por meio de técnicas as habilidades específicas de um cabeleireiro profissional. Com base nisso, o aluno aprende os cuidados básicos de um cabelo, desde a sua lavagem até a engenharia do corte apropriada para cada modelo, bem como a aplicação de coloração e outras químicas, além das diversas formas de tratamentos e modelagens, como: hidratação, secagem com escova e penteados.

Website: http://www.pazzone.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s