Fórum internacional traz o tema risers flexíveis para São Paulo

Destinado às operadoras, agências reguladoras, empresas de inspeção e monitoramento, consultorias e aos fabricantes, o fórum Flexible Riser Integrity Management visa reunir estes diferentes agentes, apresentar um panorama sobre essas estruturas, identificar os desafios de gerenciamento da integridade de risers flexíveis e promover uma ampla discussão entre especialistas de todo o mundo.

A edição deste ano do Conaend&IEV – Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos, receberá um evento inédito: a realização do Flexible Riser Integrity Management (FRIM), ou Gerenciamento da Integridade de Risers Flexíveis, no dia 23 de agosto, na cidade de São Paulo.

Responsáveis pelo escoamento do petróleo no fundo do mar até as plataformas (ou navios), esses dutos (risers) são estruturas de grande importância para garantir a operação das plataformas de petróleo offshore. Submetidos a forças limites, exigem segurança extrema. O tema é complexo e requer uma forte atuação em termos de inspeção e monitoramento, notadamente no que diz respeito à prevenção de acidentes e à preservação do meio ambiente.

Cabe ressaltar que o Brasil é o país que mais utiliza risers flexíveis no mundo, sendo, portanto, o local ideal para promover essa discussão.
Destinado às operadoras, agências reguladoras, empresas de inspeção e monitoramento, consultorias e aos fabricantes, o fórum Flexible Riser Integrity Management visa reunir estes diferentes agentes, apresentar um panorama sobre essas estruturas, identificar os desafios de gerenciamento da integridade de risers flexíveis e promover uma ampla discussão entre especialistas de todo o mundo.

O conteúdo está organizado em dois blocos, tendo como temas centrais: Tecnologias e desafios, e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O dia termina com uma mesa redonda.
Organizado pela Abendi, com apoio da Pipelines International Magazine, CTDUT, ASNT, BAM, COPPE, UFRGS, USP, Petroleum Safety Authority, DGZfP, BINDT, o Fórum será apresentado integralmente em inglês.

Sobre o Conaend&IEV2016 – Os últimos avanços tecnológicos e os principais temas de pesquisa focados em aprimorar a rotina operacional das empresas serão apresentados no maior evento brasileiro sobre End&Inspeção: ConaEnd & IEV 2016 (Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), que acontecerá na cidade de São Paulo, Brasil, entre os dias 22 e 25 de agosto. O objetivo do evento é estabelecer uma sinergia entre a comunidade técnica e a Indústria, divulgando novos produtos e serviços capazes de aumentar a produtividade, reduzir riscos de acidentes e, consequentemente, minimizar os custos.

De forma geral, o encontro se desdobra em sessões especiais, fóruns de debates, apresentações de trabalhos técnicos (sessão oral e pôster) e minicursos sobre temas industriais. Pelo menos 1.000 pessoas devem participar das discussões, entre representantes de empresas, entidades, centros de pesquisa e universidades, como: Petrobras, Embraer, Eletrosul, ITA, Anac, CTA/IFI, IEC, Abifer, BAM (Instituto Alemão de Pesquisa), Oceanering, International Marine Contractors Association – IMCA (UK), USP, PUC Rio, Ufrgs, Feagri/Unicamp, UFRJ, UFRN, UPE, UFPE, etc.

Entre as principais atrações estão NDT Aerospace ASNT/Abendi, 7° Encontro Nacional de Profissionais Certificados pelo SNQC END (N3), 5º Encontro de Auditores de Sistemas de Gestão, 2º Encontro anual sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas, 5º Fórum sobre Novas Tecnologias e Aplicações de END e Inspeção, Workshop Luso-Brasileiro de fabricação e tecnologias de inspeção, Campeonato de END e Inspeção (Ultrassom e Partículas Magnéticas).

Entre as novidades, destacam-se a realização do FRIM, Flexible Riser Integrity Management visa reunir estes diferentes agentes, apresentar um panorama sobre essas estruturas, identificar os desafios de gerenciamento da integridade de risers flexíveis e promover uma ampla discussão entre especialistas de todo o mundo e a criação de um Lounge interativo para simuladores, um espaço na área de exposição que agrupará empresas de softwares e simuladores.

Sobre a Abendi – Voltada à difusão das atividades de Inspeção e Ensaios Não Destrutivos (ENDs), preservando a vida e o meio ambiente, a Abendi mantém parcerias com entidades e empresas para disseminar o uso de ENDs, técnicas indispensáveis na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. Entre elas estão a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Petrobras, o Senai, Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – CEFET/BA, entre outras. Além disso, a associação também possui acordos e convênios de cooperação técnica com instituições dos seguintes países: Alemanha – DGZfP, Argentina – AAENDE, Austrália – AINDT, Áustria – OgfZP, Bélgica – BANT, Canadá – CSNDT, China – ROCSNT, Coréia do Sul – KSNT, Espanha – AEND, Estados Unidos – ASNT, França – COFREND, Hungria – GTE, Índia – ISNT, Inglaterra – BInstNDT, Itália – AIPnD, Jamaica – JSNDT, Japão – JSNDI, Noruega – NSNDT, Romênia – AroEnd, Rússia – RSNTTD, Uruguai – AENDUR e Venezuela – ASOVEND.

A Abendi também é acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, como Organismo de Certificação de Pessoal – OPC-002, conforme a Norma ISO 17024, para a qualificação e certificação de pessoal em END, baseada nos critérios da Norma ISO 9712. Credenciada, desde 2003, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como Organismo de Normalização Setorial (ONS-58), para a elaboração de normas de END; e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para trabalhar como instituição de Pesquisa & Desenvolvimento P&D, nas áreas de interesse da indústria petrolífera e também é acreditada pela ANP desde 2013 como Certificadora de Conteúdo Local.

A associação ainda é reconhecida como Entidade Tecnológica Setorial (ETS), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para a gestão tecnológica na área de END e pela European Federation for NDT (EFNDT), por meio do Mutual Recognition Agreement (MRA). Desde 2006, é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Ministério da Justiça, que possibilita receber doações de empresas, dedutíveis do lucro operacional; desenvolver projetos do interesse do setor público; ações de formação e capacitação de pessoas; e a chance de receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela secretaria da Receita Federal.

Website: http://www.conaend.org.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s