Geração de Empregos, Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe por meio da Aviação

A aviação é vital para o mundo moderno e globalizado, gerando milhões de empregos e estimulando o crescimento econômico.

A aviação é vital para o mundo moderno e globalizado, gerando milhões de
empregos e estimulando o crescimento econômico. Os benefícios da
conectividade devem ser protegidos com apoio adequado por parte dos
governos, caso se espere que o setor de transporte aéreo cumpra seu
potencial na conexão entre pessoas, comércio e turismo e no
desenvolvimento sustentável. Essas são as conclusões do novo relatório, Aviation:
Benefits Beyond Borders
(Aviação: Benefícios Além das Fronteiras),
publicado pelo Air Transport Action Group (ATAG).

A aviação gera 62,7 empregos e $2,7 trilhões do produto interno bruto
(PIB) em todo o mundo. O transporte aéreo não apenas propicia benefícios
econômicos significativos, mas também desempenha um papel importante no
desenvolvimento social das pessoas e comunidades em todo o mundo,
possibilitando que as pessoas viagem em função de oportunidades
educacionais e intercâmbio cultural. Em relação à América Latina e
Caribe especificamente, o transporte aéreo gera 5,2 milhões de empregos
e contribui com $167 bilhões para o PIB da região.

As projeções sugerem que, nos próximos 20 anos, os empregos gerados pela
aviação crescerão para mais de 99 milhões e a contribuição para o PIB
chegará a $5,9 trilhões. A região da América Latina e Caribe apresentou
um grande aumento no tráfego de passageiros nos últimos cinco anos, e
esse crescimento deverá continuar. Porém, a região necessita de
desenvolvimento de infraestrutura para acomodar o crescimento previsto.
Os especialistas do setor na América Latina também salientam a
necessidade de abordar o regime fiscal em muitos países, que tem um
impacto negativo no desenvolvimento econômico.

O diretor executivo do ATAG, Michael Gill, disse que a adoção da Agenda
2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas destaca uma
série de objetivos que a comunidade internacional deve se esforçar para
atingir em 2030: “Descobrimos que o transporte aéreo, de alguma forma,
apoia 14 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, desde o
trabalho digno e o crescimento econômico até a educação de qualidade e a
redução das desigualdades. Continuando a crescer de maneira sustentável,
a aviação pode se empenhar para ser uma força do bem por muitos anos.”

“Um fator significativo no nosso trabalho sobre o desenvolvimento
sustentável é o plano de ação sobre o clima do setor, que é líder
mundial. Precisamos do apoio dos governos ao redor do mundo para
alcançar um acordo sobre uma parte fundamental do plano na assembleia
International Civil Aviation Organization Assembly, a ser realizada em
breve, onde esperamos poder chegar a um acordo sobre um regime de
compensação global para o transporte aéreo. É uma parte vital do papel
futuro de nosso setor para ajudar a apoiar o desenvolvimento em todo o
mundo.”

mais

Eduardo Iglesias, diretor executivo da Latin American and Caribbean Air
Transport Association (ALTA): “O transporte aéreo desempenha um papel
central em uma região extensa e diversa como a nossa, especialmente em
termos de promover o desenvolvimento econômico, unir as comunidades dos
países e criar empregos. O benefício adicional de todas essas atividades
se traduz em melhores empregos, oferta de novos bens e serviços e uma
oportunidade para vinculação a uma economia cada vez mais globalizada.
Os governos devem concordar com regras mundiais comuns para garantir um
crescimento sustentado do transporte aéreo na região, preservando sua
competitividade em relação ao restante do mundo”.

Javier Martinez Botacio, diretor geral do Airports Council International
Latin America and Caribbean (ACI-LAC): “Como o sistema de transporte
aéreo continua a ser um importante propulsor das economias de nossa
região, a comunidade aeroviária reitera o seu compromisso de continuar a
trabalhar colaborativamente com todas as partes do setor. Devemos
alinhar os esforços entre os governos e o setor para desenvolver a
capacidade de infraestrutura necessária para dar suporte ao crescimento
sustentável, maximizando assim os benefícios que o sistema de transporte
aéreo tem provado poder fornecer”.

Javier Vanegas, diretor de Latin America and Caribbean Affairs da Civil
Air Navigation Services Organisation (CANSO): “O tráfego aéreo está
aumentando rapidamente na região, mas este crescimento é obstaculizado
por um espaço aéreo fragmentado, por grande diversidade de padrões e
protocolos e insuficiente compartilhamento de dados entre os
Estados-Membros. O objetivo da CANSO é assegurar que a região alcance
todos os benefícios econômicos da aviação por meio de uma maior
harmonização do espaço aéreo. A CANSO está trabalhando com os
Estados-Membros para alcançar este objetivo por meio da implantação da
navegação com base no desempenho, tomada de decisão colaborativa, gestão
do fluxo de tráfego (AFTM) e outras medidas para melhorar a eficiência
do espaço aéreo.”

O relatório Aviation: Benefits Beyond Borders cobre o setor da
aviação em nível mundial, com análises regionais e algumas em nível
nacional. Ele está disponível para download em www.aviationbenefits.org.

fim

Notas:

  • O relatório completo e estudos de casos estão disponíveis em www.aviationbenefits.org
  • A mídia também pode estar interessada no jornal on-line, que captura
    notícias da aviação sustentável de todo o setor em www.aviationbenefits.org/newswire
  • O Air Transport Action Group é uma coalizão de organizações e
    empresas do setor de transporte aéreo que promove o desenvolvimento
    sustentável do setor de transporte aéreo. Entre os membros fundadores
    estão o ACI, Airbus, ATR, Boeing, Bombardier, CANSO, CFM, Embraer,
    Honeywell Aerospace, GE, IATA, Pratt & Whitney, Rolls-Royce e Safran. www.atag.org

ATAG é uma coalizão de organizações e empresas do setor de transporte
aéreo que promove o desenvolvimento sustentável do setor de transporte
aéreo. Entre os membros fundadores estão o ACI, Airbus, ATR, Boeing,
Bombardier, CANSO, CFM, Embraer, Honeywell Aerospace, GE, IATA, Pratt &
Whitney, Rolls-Royce e Safran.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada.
As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se
referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que
tem efeito legal.

Contato:

Air Transport Action Group
Haldane Dodd
doddh@atag.org
Twitter:
@enviroaero / @ATAG_Aviation
www.atag.org

Fonte: BUSINESS WIRE

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