Gestão incorreta de controle de ponto pode causar grandes prejuízos para empresas

Donos de empresas devem ficar atentos a marcações de relógio ponto e utilizar softwares de gestão que obedeçam as leis para não enfrentar sérias complicações trabalhistas.

Não importa quanto tempo tenha sua empresa – atualmente, as possibilidades que a tecnologia nos oferece podem solucionar questões que merecem toda a atenção de gestores e empreendedores de todos os segmentos de mercado.

A marcação de relógio ponto é uma prática obrigatória para empresas que contam com mais de dez colaboradores, prevista em legislação e com possíveis punições por parte do Ministério do Trabalho àqueles que não cumprirem suas exigências legais. É importante observar que o controle da jornada de trabalho por meio de relógio ponto é um dos meios – apesar de não ser o único – de comprovação legal de expediente, e seu registro correto auxilia no pagamento de horas extras ou descontos/faltas de colaboradores. Além disso, se torna prova em caso de processos trabalhistas e isso torna seu controle ainda mais importante tanto para colaboradores como para empregadores.

O problema geralmente encontra-se na falta de gestão dessas informações ou na coleta indevida de informações.

Se você gerencia uma empresa, saiba quais são as possíveis complicações e prejuízos que a gestão incorreta do relógio ponto pode causar a você.

1 – Marcação incorreta
Se os seus colaboradores fazem registro de ponto manualmente, saiba que isso pode ser perigoso e até mesmo invalidar os dados em caso de “horários britânicos”. Considera-se “horário britânico” o registro uniforme de dados; por exemplo: um cartão ponto onde todos os dias do mês foram marcados com entradas às 09h e saída às 18h pontualmente, o que na realidade seria praticamente impossível de acontecer – é considerado inválido como meio de prova de jornada de trabalho.

Mesmo que seu colaborador tenha outras formas de comprovar horários, como entrada e saída em catracas por exemplo, o registro não é válido – pois exige-se uma ferramenta exclusiva de marcação de ponto.

Logo, providenciar uma forma legítima e inteligente de marcação de horário é fundamental para evitar dores de cabeça e tornar a relação com seus colaboradores o mais transparente possível.

2 – Gestão duvidosa das informações
Entendendo-se a importância do registro correto de horários, vem a responsabilidade do setor de RH (e do próprio empregador) de obter uma ferramenta de gestão de ponto que seja capaz de organizar os dados de maneira confiável. Contudo, vale lembrar que se a sua empresa ainda faz registro manual de ponto está mais do que na hora de modernizar esse processo. A utilização de uma ferramenta própria para marcação de ponto evita uma série de problemas que você pode vir a ter em caso registro manual. Atualmente, aplicativos de marcação de ponto online estão disponíveis no mercado e atendem todas as necessidades que as empresas vêm apresentando – independente do tamanho do negócio ou da quantidade de colaboradores. A exemplo de ferramentas como essa podemos citar o Pontomais, que faz o registro e gerenciamento de informações de forma moderna, prática e extremamente confiável.

3 – Prejuízos recorrentes desses erros
É comum encontrarmos gestores que só dão a devida atenção a questões como essa quando lhe é causado algum prejuízo financeiro. As situações em que isso pode ocorrer são inúmeras quando as informações não são administradas da maneira correta:
– Você vai precisar que o gerente de RH fique mais tempo trabalhando com fechamento, podendo acarretar pagamento de horas extras a ele em caso de excesso de trabalho, quando na realidade existem alternativas que podem facilitar esse processo e evitar a permanência do colaborador após o término do expediente;

– Seus colaboradores podem inserir qualquer horário na marcação de ponto e exigir pagamento de horas extras sem na verdade ter cumprido essa jornada adicional. Em contrapartida, você como empregador não terá recursos para questionar essas informações, pois principalmente em casos de marcação manual não há como comprovar ou refutar o que foi registrado. Logo, terá de haver o pagamento pois há um registro contra sua palavra;

– Você não tem controle sobre as faltas, atrasos e ausências dos colaboradores, não podendo assim descontar em folha de pagamento caso trabalhe com remuneração por horas de serviço;

– A marcação incorreta pode ser utilizada contra sua empresa caso algum colaborador queira entrar com processo trabalhista – e acredite, isso pode gerar um enorme prejuízo e que pode ser facilmente evitado e solucionado por meio de ferramentas de gestão como a que citamos anteriormente.

– Para casos de colaboradores externos, você não tem controle sobre o real horário da prestação de serviço nem local em que o ponto foi registrado.

Seja qual for a situação em que sua empresa se encontra hoje, atentar para normas e obrigatoriedades legais fazem toda a diferença e tornam sua relação com os colaboradores mais confiável. O Pontomais oferece a melhor solução para administração e marcação de ponto, em uma ferramenta totalmente online que obedece todas as leis que protegem você e sua empresa de situações como essa.

As soluções dessa ferramenta podem ser utilizadas por um período de teste gratuito. Deixamos nossa recomendação e alertas sobre o assunto e disponibilizamos o link de contato da empresa caso queira saber mais e regularizar sua situação.
Website: http://www.pontomaisweb.com.br/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s