iChefs Brasil – Empreendedores lançam startup para quem quer ser chef de cozinha em sua própria casa

A ideia é dar acesso a criações de chefs de cozinha, a um preço justo, para que o cliente possa dar o “toque final” em poucos minutos e ser o Chef em sua própria casa.

O iChefs Brasil é uma startup genuinamente brasileira que busca criar uma nova conexão entre os chefs de cozinha e todos os brasileiros, através de experiências inesquecíveis em torno da boa gastronomia. A ideia é dar acesso a criações de chefs de cozinha, a um preço justo, para que o cliente possa dar o “toque final” em poucos minutos e ser o Chef em sua própria casa. A empresa foi lançada em junho de 2016 na cidade do Rio de Janeiro, mas o projeto vem sendo estruturado desde outubro de 2015 com planos de expansão para todo o país.

A indústria de food service no Brasil fatura em torno de 90 bilhões de dólares por ano, e representa 30% de toda a receita com venda de alimentos no país, enquanto que nos EUA, esse percentual atinge mais de 50%. Fatores como Lei Seca, preços abusivos por conta de elevados custos com aluguel, falta de segurança para sair à noite, dentre outros, contribuem para a atual situação difícil em que vive o setor de restaurantes. Com menos opções de locais para trabalhar, os Chefs precisam buscar alternativas para empreender, e o iChefs traz uma proposta interessante para a classe.

Em tempos de empreendedorismo, soluções inéditas que garantem experiências únicas são sempre um sucesso. Se o período é de crise econômica, tudo fica ainda melhor se a novidade combina uma proposta de valor diferenciada ao cliente e cobra preços mais alinhados às restrições orçamentárias. Com isso em mente, Mauricio Terra Tilhe, um carioca apaixonado pela boa gastronomia e “metido à chef” em sua própria casa, observou que o programa mais comum dos amigos é sair para jantar fora ou improvisar alguma coisinha para receber casais em casa. Mauricio conheceu Fernando Barão, um curitibano com alma carioca, que desistiu da carreira jurídica para empreender no ramo da gastronomia e viver no Rio de Janeiro. Foi então que Mauricio e Fernando ficaram amigos e fundaram o iChefs.

Há algum tempo, nós, brasileiros, criamos o hábito de chegar em casa do trabalho e assistir aos programas de gastronomia e culinária na TV. Contudo, nosso jantar ainda não incorporou nem de perto os ingredientes e receitas das excitantes competições mostradas nestes programas. O iChefs surge para criar uma nova conexão entre chefs de cozinha e os brasileiros, mas de uma forma totalmente diferente das plataformas de personal chef. No iChefs, o cliente também é chef, – um coautor do prato -, pois é ele quem dá o “toque final” nos ingredientes, na comodidade de casa “O cliente compra o prato no site e recebe o box iChefs com ingredientes já pré-preparados. Tudo vem embalado a vácuo e conservado com um ice pack. Com base em um passo a passo muito simples, ele mesmo vai finalizar o prato – sem sujeira, demora ou stress na cozinha. A ideia é poder se divertir sendo o chef em sua casa, preparando o jantar para o marido, esposa, namorada, amigos ou familiares”, afirma Barão.

Além da praia e do chope, jantar em um restaurante é um dos principais programas do carioca. Contudo, jantar fora todo final de semana transforma a diversão em rotina, sem contar tem se tornado um programa cada vez mais caro. “Os restaurantes sofreram muito, principalmente com o aumento dos aluguéis… os que não fecharam, tiveram que aumentar muito os preços dos pratos. E não é só a comida que é cara, todos os “acessórios” à comida, como vinho, água, sucos, dentre outros, têm preços bastante elevados, pois isso ajuda a compor a margem de lucro do estabelecimento. Daí pensamos o seguinte: por que não tentar reproduzir a experiência de jantar fora em sua própria casa? Melhor ainda seria se você pudesse ser o próprio chef em sua casa, gastando menos com os pratos e tomando vinho pela metade do preço… daí a brincadeira ficaria ainda mais gostosa. Além do que, nos dias de hoje, é mais seguro ficar em casa, à noite, do que ter que ir para a rua.”, diz Mauricio.

Na onda das startups de entregas a domicílio, o iChefs criou um nicho diferente e adotou um posicionamento de mercado bem peculiar. “Enquanto a maioria das startups de gastronomia estão preocupadas em ocupar o lugar da antiga “Páginas Amarelas”, com aplicativos que substituem o pedido de comida por telefone, o iChefs chega com uma proposta totalmente diferente. Nós não somos um delivery que entrega uma encomenda qualquer, onde tudo chega desorganizado em sua casa, numa embalagem qualquer, com carnes e massas fora do ponto e com o aspecto feio… Delivery entrega comida para “matar a fome”, enquanto nós entregamos pratos que alimentam a alma.”, finaliza Barão.

Inicialmente, o iChefs realiza suas entregas às sextas-feiras e o cliente pode dar o “toque final” nos pratos até domingo. Compre pelo site www.ichefsbrasil.com.br ou através do WhatsApp 21 99736-0015.

Contatos:
Fernando Barão: (21) 97285-1985 fernando@ichefsbrasil.com.br
Mauricio Terra: (21) 98827-1217 mauricio.terra@ichefsbrasil.com.br

www.facebook.com/ichefsbrasil

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s